Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Agricultura familiar da Bahia


 Gestores de instituições públicas do Nordeste conhecem experiências exitosas da agricultura familiar da Bahia 


Gestores de instituições públicas e técnicos dos projetos financiados ou a serem financiados pelo Banco Mundial dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas, participam, nesta semana, de uma missão técnica na Bahia. O objetivo é conhecer as estratégias de acesso ao mercado desenvolvidas no âmbito projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva.  


O grupo conheceu o Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, que conta com os serviços de armazenamento, captação, entrega, logística, vendas no atacado e no varejo, mercado institucional e na loja virtual mercaf.com.br, operacionalizados pela Federação da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), para que as cooperativas alcancem o mercado de Salvador e da Região Metropolitana. 


Também foi realizada visita ao Empório da Agricultura Familiar no Mercado do Rio Vermelho, onde estão disponíveis produtos da agricultura familiar baiana.  


Outras estratégias para potencializar o acesso dos agricultores e seus empreendimentos ao mercado, apresentadas durante a programação, são a Coordenação de Inteligência de Mercado, contratação de Especialistas Temáticos, Assistência Técnica em Gestão (ATEG), Plano de Negócio Participativo, Participação em Feiras e Rodadas de Negócios, Elaboração e disponibilização de materiais de apoio (Cartilhas, Guias e Manuais de Boas Práticas), Desenvolvimento de Produtos, Marcas, Rótulos e Embalagens, entre outros.  


O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o Bahia Produtiva fez investimentos a partir de uma construção coletiva sobre a realidade da demanda local. “Essa é uma grande metodologia que o projeto nos trouxe e a troca de experiência é sempre muito boa. Estamos iniciando novos projetos e fazer essa troca de experiências faz um Nordeste cada vez mais forte”.  


O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, afirmou que fazer intercâmbio com outros estados é sempre importante para avançar. “Eles estão conhecendo a experiência do Bahia Produtiva e, com certeza, temos muito a aprender com cada estado”.  


 


Programação 


Até a próxima sexta-feira (05), o grupo com representantes do Nordeste visitam organizações produtivas que possuem experiências exitosas como a Cooperativa dos Agricultores de Itaberaba (Coopaita), a Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia (FrigBahia) e Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão), em Pintadas; a Cooperativa Agropecuária de Giló (Coopag), em Várzea Nova; e a Cooperativa de Produção do Piemonte (Coopes), em Capim Grosso. 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑