Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Chuva e umidade do Outono potencializam o surgimento de doenças de pele em pets

 

Chuva e umidade do Outono potencializam o surgimento de doenças de pele em pets

Veterinária explica que a época do ano é propícia para proliferar fungos, ácaros, protozoários e bactérias; confira as dicas de prevenção


O período úmido e chuvoso em Salvador, natural do Outono, é motivo de alerta, não só para a saúde dos humanos, como também para a dos pets. De acordo com a médica-veterinária, Simone Freitas, pós-graduada em Cirurgia de Pequenos Animais de Tecidos Moles e doutora em Imunologia pela UFBA, somente no mês passado, quando as chuvas iniciaram na capital baiana, os casos de dermatopatias em pets – que são doenças que acometem diretamente a pele dos animais, se destacaram nas clínicas veterinárias. Nos próximos meses, a perspectiva é que os casos sejam potencializados, tendo em vista a chegada, em breve, do Inverno.



“A relação desses problemas com a chuva e a umidade se dá, na maioria das vezes, por conta do pelo do animal que pode molhar com frequência e a demora de secá-lo, provocando um cenário ideal para fungos, bactérias e ácaros se proliferarem”, explica a veterinária, que também é idealizadora do aplicativo VetGuide, criado para nortear os médicos-veterinários, de forma rápida e prática, em decisões clínicas veterinárias, tanto nas consultas de rotina, quanto em emergência e cirurgias.


 


Ranking


Simone Freitas acrescenta ainda que somente no hospital veterinário em que ela coordena, as doenças de pele lideraram o ranking de atendimentos em abril, representando 25% dos casos. Os sintomas mais comuns são perda mais do que o normal do pelo e feridas na pele. Na sequência, com 22%, apareceram as hemoparasitoses, que são patologias desencadeadas principalmente por bactérias e protozoários, tendo como principal transmissor o carrapato, em períodos do ano de maior incidência de umidade e calor.



No quesito cuidados com os pets nessa época do ano, Simone Freitas faz algumas recomendações. “É fundamental redobrar os cuidados acerca do local onde o animal dorme, já que precisa ser um ambiente seco e ventilado. Além disso, atenção com os bichinhos que gostam de andar na chuva ou de pular em poças d´água. Se o animal de estimação tiver esse tipo de comportamento, é aconselhável dar um banho com água e sabão e depois secá-lo por completo, de modo que seja possível evitar dermatites, gripes e até leptospirose. O tutor do animal também não pode descuidar do combate aos carrapatos, administrando, sob orientação de um médico-veterinário, ectoparasiticidas e coleiras repelentes”, aconselha.

magem: ilustração | Freepik


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑