Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de maio de 2023

Crianças autistas se encantam ao visitar Cidade da Música

 


Crianças autistas se encantam ao visitar Cidade da Música

 

Fotos: Lucas Moura/Secom

 

Olhares encantados, gestos eufóricos e perguntas curiosas. Assim foi a passagem de um grupo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela Cidade da Música, no Comércio, nesta sexta-feira (5). A iniciativa do projeto “Visita Azul”, criado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), consiste em visitações guiadas desse público aos espaços culturais da Prefeitura. Com objetivo de garantir inclusão e trocas de experiências, os passeios são totalmente gratuitos, às 10h, e mediante agendamento prévio por telefone.

 


Participaram do tour dez crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Instituto Pestalozzi. Ao lado dos responsáveis, meninos e meninas, com idades entre 8 e 12 anos, conheceram o local e usufruíram dos recursos audiovisuais espalhados por todos os pavimentos do museu. 

 


Os sons da oficina de percussão realizada especialmente para a turma deixaram Ícaro Silva, 9 anos, animado e atento aos ensinamentos. Com um chocalho nas mãos, o garoto vibrava a cada orientação do monitor que repassava noções sobre tambores e repiques. Alegria também para mãe e cuidadora, Luciane Silva, 41 anos, que destacou a importância da música no tratamento do filho. “Ele ama música, adora dançar, ouvimos canções todos os dias. Vir aqui com certeza foi um presente”, comentou. 

 

Mais adiante, na sala da Orquestra Sinfônica, a calmaria do estilo musical encantava o menino David Barbosa, 11 anos. O envolvimento com o cenário surpreendeu o pai e técnico eletrônico, Robson Santana, 46 anos. “São muitas luzes e som, pensei que ele pudesse ficar agitado. Mas fiquei muito surpreso, ele foi super desenvolto e parece bastante feliz”, disse. 

 

Para melhor acolher os meninos e meninas, os ambientes da Casa da Música foram previamente adaptados, além da presença de monitores treinados e abafadores de ruídos, caso necessário. A professora e especialista em Atendimento Educacional Especializado do Instituto Pestalozzi, Mônica Barreto, pontuou a importância de crianças do espectro autista participarem de atividades interativas em centros culturais. “Todo esse estímulo que o espaço proporciona é fundamental para o tratamento e acompanhamento dos nossos meninos e meninas”, frisou. 

 

O passeio foi apenas o pontapé para um roteiro que inclui, durante o mês de maio, outros equipamentos culturais da Prefeitura. No próximo dia 12, a visita acontece nos espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes, no Porto da Barra; no dia 19, na Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, no Rio Vermelho; e no dia 26, na Casa do Carnaval da Bahia, na Praça da Sé.

 

Números - Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Entre os sintomas do TEA estão sintomas como dificuldades de processamento sensorial e sensibilidade à luz e sons. 

 

Como agendar – Para visitar os espaços, os interessados podem agendar as visitas individuais ou de grupos organizados, por telefone. Quem se interessar em conhecer a Cidade da Música da Bahia (Comércio) deve viabilizar o agendamento através do contato (71) 99622-9020. Já nos Espaços Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia Baiana (Porto da Barra), o agendamento ocorre através do telefone (71) 99621-8742 e na Casa do Rio Vermelho (Rio Vermelho), a visita deve ser viabilizada pelo telefone (71) 99626-1036

 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑