Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Dia da Família: surpreenda a todos com receitas deliciosas

Chef de cozinha do Comitê Umami separou três receitas para celebrar a data com um cardápio delicioso


Créditos: Freepik


 Há séculos o momento de comer reúne famílias ao redor do mundo. Seja em datas comemorativas, para celebrar uma conquista ou apenas para matar a saudade, um almoço ou jantar é sempre uma boa ocasião para juntar as pessoas queridas em torno da mesa. 


Estar com quem amamos é muito especial, por isso, para o Dia da Família, celebrado em 15 de maio, a chef de cozinha do Comitê Umami, Lisiane Miura, separou três receitas para diversificar o cardápio e chamar toda a turma para uma deliciosa comemoração.


“Os pratos podem ficar ainda mais saborosos e memoráveis com a inclusão de alimentos umami. O quinto gosto básico do paladar humano pode ser encontrado em diversos alimentos do nosso dia a dia, como a carne bovina, o queijo parmesão e os tomates, e deixam no paladar de quem os consome um gostinho de dar água na boca, típico das refeições em família”, destaca Lisiane. 


Com esses ingredientes em mente, aprenda o passo a passo de um cremoso ragu de rabada com polenta, uma deliciosa moussaka, e, para a sobremesa, um inusitado bolo de queijo com paçoca. Aproveite!






RAGU DE RABADA COM POLENTA


(Tempo de preparo: 01 hora e 10 minutos)


Serve: 8 porções




Créditos: Comitê Umami


 


Ingredientes


4 colheres (sopa) de óleo (60 ml)

1 cebola média ralada (150 g)

1,5 kg de rabo bovino limpo

1 e meia colher (chá) de sal

1 folha de louro

1,5 L de água

4 tomates grandes e maduros, sem pele e sem sementes (720 g)

2 dentes de alho amassados (10 g)

3 colheres (sopa) de salsa picada (15 g)

2 xícaras (chá) de fubá pré-cozido (260 g)

 


Modo de preparo


Em uma panela de pressão, coloque 2 colheres (sopa) do óleo, a cebola, a carne, 1 colher (chá) do sal e o louro, e refogue em fogo alto por 15 minutos, ou até começar a dourar. Junte 2 e meia xícaras (chá) da água (500 ml) e deixe cozinhar, em fogo médio, por 40 minutos, após o início da fervura.

Retire do fogo e espere a pressão ceder para abrir a panela. Coe o caldo, reservando-o em outra panela e desfie a carne com o auxílio de um garfo.

Ainda na panela de pressão, coloque o óleo restante, o tomate, o alho, a salsa e a carne desfiada, e refogue por aproximadamente 5 minutos, ou até o tomate começar a desmanchar. Retire do fogo e reserve aquecido.

Na panela com o caldo da carne reservado, coloque a água e o sal restantes, o fubá, e leve ao fogo médio até ferver. Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até encorpar.

Retire do fogo e sirva com o ragu de rabada.

 



MOUSSAKA


(Tempo de preparo: 1 hora + 15 minutos de forno)


Serve: 10 porções




Créditos: Comitê Umami


 


Ingredientes


3 berinjelas médias cortadas em fatias no sentido do comprimento (900 g)

1 e meia colher (chá) de sal (7,5 g)

2 e meia colheres (sopa) de azeite de oliva (37,5 ml)

500 g de patinho bovino moído

2 tomates maduros, sem pele e sementes, picados (250 g)

1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)

meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso (50 g)

 


Molho branco


3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (45 g)

3 xícaras (chá) de leite (600 ml)

meia colher (chá) de sal (2,5 g)

3 colheres (sopa) de amido de milho (45 g)

 


Modo de preparo


Em uma tigela grande, coloque a berinjela e salpique 1 colher (chá) de sal pelas fatias e deixe “escorrer” por 20 minutos. Esprema as fatias levemente para escorrer o excesso de líquido e reserve.

Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a carne e o sal restante, e frite por 10 minutos, ou até mudar completamente de cor. Acrescente o tomate e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela tampada, por 10 minutos.

Prepare o molho branco: em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte 2 xícaras (chá) do leite (400 ml) e o sal, e mexa. Acrescente o amido de milho previamente dissolvido no leite restante, misture, e cozinhe, mexendo sempre, até encorpar. Retire do fogo e reserve.

Seque as fatias de berinjela em papel-toalha e passe-as pela farinha de trigo. Frite-as em imersão, em óleo não muito quente, até dourarem dos dois lados. Escorra em papel-toalha.

Montagem: em um refratário retangular grande (22 x 35 cm), alterne camadas de berinjela, carne e molho, finalizando com uma camada de molho. Salpique o parmesão e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 15 minutos, ou até aquecer e dourar a superfície.

Retire do forno e sirva imediatamente.

Dicas: “Moussaka” é um prato de origem grega, feito de vegetais e carne em camadas e assado no forno, sendo que os vegetais, o tipo de carne e de molho podem variar, mas normalmente a berinjela e a carne moída bovina são os principais ingredientes da receita. A pronúncia dessa palavra é “mussaká”.


 



BOLO DE QUEIJO COM COBERTURA DE PAÇOCA


(Tempo de preparo: 01 hora e 50 minutos)


Serve: 8 porções




Créditos: Comitê Umami


 


Ingredientes


Massa


1 xícara (chá) de açúcar (150 g)

meia xícara (chá) de manteiga sem sal (100 g)

3 gemas (60 g)

100 g de queijo parmesão ralado grosso

meia xícara (chá) de leite (100 ml)

1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo (165 g)

3 claras em neve (90 g)

meia colher (sopa) de fermento em pó (6 g)

Cobertura


1 lata de leite condensado (395 g)

1 caixinha de creme de leite (200 g)

5 paçocas esfareladas (100 g)

 


Modo de preparo


Faça a massa: na tigela da batedeira, coloque o açúcar, a manteiga e as gemas, e bata em velocidade média por 1 minuto, ou até obter um creme macio e fofo. Junte o queijo ralado e bata rapidamente para agregar à mistura. Acrescente o leite, alternando com a farinha, misturando levemente com um batedor de arame (fouet), até ficar homogêneo. Adicione as claras em neve e misture. Por último, junte o fermento em pó.

Disponha a massa em uma fôrma de furo central (20 cm de diâmetro), untada e enfarinhada, e leve ao forno baixo (160 graus), preaquecido, por 40 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.

Retire do forno e espere amornar para desenformar. Reserve.

Prepare a cobertura: em uma panela pequena, coloque o leite condensado, o creme de leite e 3 paçocas, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 8 minutos, ou até engrossar e obter a textura semelhante à de um mingau.

Retire do fogo e cubra o bolo desenformado.

Decore com a paçoca esfarelada restante e sirva em temperatura ambiente.

 


UMAMI


É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.


 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑