Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Melhora produção de cacau de agricultores familiares do Sul da Bahia

 
Termômetros melhoram produção de cacau de agricultores familiares do Sul da Bahia


Agricultores e agricultoras familiares vinculados à Cooperativa de Pequenos Produtores de cacau, mandioca e banana do Centro-Sul da Região Cacaueira (Coopercentrosul), no Litoral do Sul da Bahia, passaram a contar com mais uma tecnologia para garantir uma boa qualidade do cacau. O Governo do Estado, por meio Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou 53 termômetros que serão utilizados para controlar a temperatura da fermentação de cacau nos cochos.  


Os equipamentos foram adquiridos por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva. A expectativa da cooperativa em relação ao cacau de qualidade é aumentar em 80% a valorização do produto, em comparação ao valor de mercado atual. O que deve impactar no crescimento da renda dos produtores de cacau da região.  



A diretora financeira da Coopercentrosul, Angélica Anunciação, explica que a tecnologia controla a temperatura da fermentação do cacau para acompanhar o tempo de revirar as amêndoas no tempo certo, garantindo a qualidade de fermentação do cacau para seguir para a secagem. “Os benefícios são relevantes para a cultura do cacau na região. O impacto é de curto, médio e longo prazo, por se tratar de uma melhoria da quantificação e qualificação do cacau. As intervenções vão desde o plantio até a comercialização da amêndoa e do chocolate, inclusive com a consolidação da Indicação Geográfica (IG) do Cacau Sul da Bahia”, comentou. 


O agricultor José Washington, da comunidade Pancadinha, em Almadina, falou da expectativa das famílias atendidas. “Os termômetros serão importantes para fazer a avaliação de temperatura das amêndoas de cacau. Vamos aproveitar a oportunidade para melhorar a nossa produção”, comemorou. 


Por meio do Bahia Produtiva, a CAR investiu R$ 2,8 milhões na Coopercentrosul. Os recursos foram destinados para a aquisição dos termômetros, de veículos, caminhão, estufas, ferramentas, computadores, impressoras, além de capacitações e consultorias realizadas para atender as famílias assentadas da reforma agrária, de municípios como Almadina, Arataca, Buerarema, Itabuna (sede), Ibirapitanga (associação vinculada Dois Riachões) e Itacaré (associação vinculada Pancada Grande). 


Para garantir que agricultores e agricultoras familiares tenham um ciclo de produção de cacau de qualidade, o Governo do Estado já destinou mais de R$ 60 milhões, por meio da CAR, aplicados na aquisição de insumos de qualidade, assistência técnica e tecnologias.  


O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. 


 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑