Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Parceria entre Prefeitura e Casa So+ma estimula reciclagem em Salvador

 

Neste mês de maio é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem (17). Segundo uma pesquisa feita em 2022 e divulgada pelo Ibope, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 80% dos brasileiros ainda não separam o lixo em comum e reciclável.  

Em Salvador, o incentivo para o descarte de resíduos recicláveis é realizado pela Prefeitura através de parcerias, a exemplo da startup socioambiental So+ma. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, a Casa So+ma totalizou mais de 2,5 milhões de volumes de resíduos, mais de três toneladas de resíduos coletados e realizadas mais de 12 mil trocas através do programa de benefícios da iniciativa. Hoje a ação possui 22.733 cadastros para o programa de benefícios. 

Com a Casa So+ma, foram instalados 11 pontos de coleta na capital baiana, nas localidades de Mussurunga, Iguatemi, Cajazeiras, Imbuí, Periperi, Pituba, Ribeira, Stella Maris, Comércio, Itapuã e Rio Vermelho. Uma das coordenadoras da inciativa, Nélia Calha explica a importância da iniciativa, fruto de uma parceria entre a startup socioambiental So+ma e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Secis), para a cidade.  

“Esse é um trabalho de reciclagem desenvolvido para toda a população. A So+ma criou isso para fazer com que todos possam entender que o seu dia-a-dia também serve para fazerem um meio ambiente melhor. É um projeto interessante que leva benefícios para a comunidade”, declara. 

A Casa So+ma possui um programa de vantagens, na qual os participantes trocam resíduos recicláveis por pontos, que por sua vez são direitos a benefícios, a exemplo de exames, cursos, alimentação básica, descontos em mercados, dentre outros. Para participar dos benefícios, o interessado deverá realizar um cadastro no programa de vantagens através do aplicativo Soma Vantagens, disponível no Google Play ou App Store, através do site www. somosasoma. com. br, ou de forma presencial em um dos 11 postos de coleta.  

Demais parceiros – Para facilitar ainda mais o processo de coleta correta de resíduos e minimizar os impactos no meio ambiente, a Casa So+ma também possui parcerias com diversas associações e instituições religiosas e não-governamentais da cidade de Salvador. “Essa parceria facilita muito e incentiva bastante a nossa população a participar. Muitos não conseguem se dirigir até as unidades da Casa So+ma e acabam se deslocando até essas instituições para poder participar, contribuir e fazer a sua parte. O meio ambiente agradece demais”, completa Nélia. 

Uma dessas instituições é a Associação João de Deus, que se tornou um ponto de coleta de resíduos de lixos dos moradores da região do Uruguais/Alagados. “Desde maio do ano passado iniciamos esse trabalho na região. Semanalmente a população procura a nossa associação para realizar esses resíduos. Isso é ótimo, pois, através dessas entregas, nossa instituição é beneficiada com o programa de vantagens. Já conseguimos trocar os pontos por mais de 100kg de alimentos utilizados em nossos projetos sociais”, conta a presidente da instituição, Hilda Almeida dos Santos. 

Dona Hilda reforça a importância de se trabalhar com a conscientização do descarte correto de resíduos na comunidade. “É muito importante quando todos trabalham com a conscientização comunitária, é um trabalho de formiga. Temos voluntários/missionários que passam nas ruas e realizam a arrecadação desses resíduos com os moradores. Mesmo assim, precisamos de mais força populacional para contribuir também com esse trabalho”. 

Há um ano sendo voluntário da Associação João de Deus, o francês Rafael Bordes, de 37 anos, lembra da importância da data mundial da reciclagem, celebrado na quarta (17). “Essa parceria entre o poder público e as organizações sociais é muito bacana. Acredito que hoje desenvolver a consciência dos moradores por meio de iniciativas desse tipo, faz sentido. Precisamos cuidar de nosso ambiente”, diz. 

Mais benefícios – A coleta de resíduos através da Casa So+ma neste primeiro quadrimestre resultou em 89 árvores salvas do desmatamento; economia de mais de 400 mil litros de água e cerca de 100 mil litros de água deixaram de ser contaminados.  

Funcionamento – Os postos de coleta em Salvador funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h, nos seguintes endereços: 

- Assaí Mussurunga – Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240. 

- Big Bompreço Iguatemi – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650. 

- Cajazeiras – Campo da Pronaica – Cajazeiras X. 

- Imbuí – Praça do Imbuí, Avenida Jorge Amado. 

- Periperi – Praça da Revolução, s/n. 

- Pituba – Praça Ana Lúcia Magalhães. 

- Ribeira – Largo do Papagaio. 

- Stella Maris – Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n. 

- Comércio – próximo à Igreja de Nossa Senhora do Pilar. 

- Itapuã – Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga, Avenida Dorival Caymmi, 17. 

- Rio Vermelho – Vila Caramuru, Praça Caramuru, 2. 

Foto: Jefferson Peixoto/Secom 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑