Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de maio de 2023

Parceria leva energia solar a escolas e estações do BRT de Salvador


Foto: Divulgação/ Secis


Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Salvador e a concessionária Neoenergia Coelba resultará na instalação de cinco usinas fotovoltaicas, sendo duas com capacidade aproximada de 100 kWp (quilowatt-pico) cada, instaladas nas estações BRT Hiper e BRT Cidadela, e outras três usinas com capacidade de geração aproximada de 45 kWp cada, nos CMEIs Castro Alves, Luís Eduardo Magalhães e União Boca do Rio.

No acordo firmado, as secretarias municipais de Educação (Smed) e Mobilidade (Semob) disponibilizarão espaços físicos e infraestrutura mínima nos prédios beneficiados, enquanto a Neoenergia Coelba fornecerá toda a tecnologia e mão de obra especializada. A expectativa é que, a partir do início da operação, os equipamentos devam gerar economia de até 90% nos gastos com eletricidade nestes locais, além de trazer benefícios relacionados ao meio ambiente.

O termo de cooperação técnica foi assinado entre a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e a Neoenergia Coelba, com anuência dos gestores das demais pastas. A implantação dos sistemas implicará na instalação de painéis fotovoltaicos, para captura da irradiação solar e sua conversão em energia elétrica, promovendo benefícios acessórios que incluem a doação das cinco usinas geradoras, com valor aproximado de R$1,5 milhão. O acordo prevê ainda a redução no consumo das unidades beneficiadas, sem prazo estimado para cessação desses benefícios, visto que os equipamentos doados têm vida útil estimada de 20 anos.

O gerente de Serviços da Semge, Hugo Damasceno Ferreira, destaca os benefícios com o uso dessa tecnologia. “O termo de cooperação surge a partir de tratativas entre a secretaria e a Neoenergia Coelba, objetivando a redução das contas de consumo da Prefeitura, fomentando o uso de energia através de fonte limpa e renovável, além do benefício na doação e no consumo, que pode alcançar 90% de redução dos valores pagos. Este termo está alinhado ao Programa Salvador Solar, que estimula o uso de energia solar fotovoltaica na cidade”, explica. O projeto contou com a participação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).

Cooperação – De acordo com a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, a instalação permite que parte do consumo de energia das estações do BRT e das escolas municipais seja produzido através de energia fotovoltaica, ou seja, de maneira limpa, renovável e sustentável, ajudando o município e o meio ambiente.

“A Neoenergia tem como um dos pilares de atuação o uso eficiente e limpo da energia elétrica. Também temos como meta anual auxiliar os órgãos públicos a reduzir o consumo em seus prédios. Ao receber a solicitação da Prefeitura de Salvador para instalar os painéis, a distribuidora já iniciou os estudos de viabilidade, visando fomentar a utilização de fontes energéticas de matrizes renováveis. A análise constatou, então, que essas cinco unidades poderiam receber as placas solares e gerar energia limpa para o exercício das suas funções”, explicou.

Além disso, lembra a superintendente, os recursos utilizados para a execução da parceria fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), gerando economia nos gastos com eletricidade nestes locais, além de trazer benefícios relacionados ao meio ambiente.




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑