Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de maio de 2023

Prefeitura-Bairro do Centro Histórico

 


Prefeitura-Bairro do Centro Histórico começará os trabalhos com ordenamento de ambulantes e de prestadores de serviço


Fotos: Lucas Moura/ Secom
Reportagem: Vitor Villar/ Secom


A nova Prefeitura-Bairro de Salvador, implantada especialmente para gerir o recém-criado Distrito Cultural do Centro Histórico, terá três pilares de atuação: zeladoria e ordenamento, cultura e turismo e desenvolvimento. Segundo Humberto Sturaro, gestor escolhido para comandá-la, a primeira medida será cadastrar e ordenar os ambulantes e prestadores de serviço que atuam na região, sobretudo aqueles que abordam moradores e turistas oferecendo pinturas corporais, fitinhas e bijuterias.

A estrutura contará com equipes das principais secretarias dedicadas a atender ao Centro Histórico, como Ordem Pública (Semop) e Promoção Social (Sempre), além de órgãos como Transalvador e Guarda Civil Municipal (GCM). A criação da Prefeitura-Bairro e do próprio distrito fazem parte do pacote de ações lançado pela gestão municipal para revitalizar a região.

“A determinação do prefeito é que a gente seja um órgão articulador, inclusive com o Governo do Estado. Ele deixou muito claro que a ideia não é nunca andar na frente dos outros, mas sempre andar ao lado, agregando. Teremos todos os órgãos ao nosso lado, com equipes para servir especificamente à região. Para que, se eu precisar de um serviço de zeladoria, de um apoio de segurança, de uma abordagem social, tudo isso esteja sempre à mão”, explicou Sturaro.

Como primeira ação, a Prefeitura-Bairro comandará o recadastramento dos trabalhadores informais. “É preciso trazer para o nosso lado as pessoas que estão no Pelourinho hoje e ordená-las. Não podemos permitir que as pessoas que prestam serviço nessa região façam isso de forma inadequada. Ou seja, quem quiser trabalhar vai ter apoio para trabalhar. Porém, de forma ordeira, identificada, treinada. Essa pessoa será abraçada pela Prefeitura. Quem não quiser jogar dentro das regras, não será permitido”, disse.

Um combate imediato será à importunação. “As pessoas que prestam serviço precisam entender que ‘não’ é ‘não’. Quando o turista diz ‘não quero’, tem que ser respeitado. É isso que vamos mostrar: que a missão desses trabalhadores é fundamental para a região, mas tem regras. A gente vai abraçar a todos e dar oportunidade de serviço. Agora, aqueles que não querem regras, que pensam que vão ficar frequentando o Pelourinho buscando tirar proveito do cidadão, isso não vai acontecer”, completou Sturaro.

Nesta sexta-feira (5), a reunião será com ambulantes que fazem pinturas corporais. Segundo Sturaro, a ideia é ouvi-los e combinar de imediato boas práticas. “Por exemplo, até a tinta que eles usam tem de ser específica. Você vai pintar a pele de pessoas, então não pode usar uma tinta qualquer porque pode irritar, causar alergias”, citou o gestor.

Outros tópicos sobre a atuação da Prefeitura-Bairro:

Cultura e turismo

Sturaro: “A gente vai ocupar o Centro Histórico com arte. A expertise de Pedro Tourinho (secretário da Secult) será fundamental. A missão dele é uma das mais importantes nesse projeto, que é trazer vida, arte, cultura e movimento para o Pelourinho. Trabalharemos juntos, comigo sendo um braço de serviço avançado, que estará presente o tempo todo na região. Esse é um desafio muito grande, porque não é só ocupar o Pelourinho, mas também o Santo Antônio, a Barroquinha, o Comércio. Vamos trabalhar para levar projetos de cultura e lazer para todas essas áreas. Porque, dessa forma, você não dá oportunidade para o crime. É preciso que os criminosos tenham isso na cabeça: que o Centro Histórico é uma área que não dá a menor chance para o cometimento de delitos”.

Segurança

Sturaro: “A responsabilidade da segurança pública é do Governo do Estado, não é da Prefeitura. Essa missão eu cumpri como policial por muitos anos, enquanto lá estava. Agora, a minha missão é outra: ser gestor. A ideia do prefeito é colocar aqui um gestor público, mas que tenha também uma visão de segurança pública. E aí, a partir da minha experiência nessa área, vamos conversar com o Estado. Veremos como podemos ajudá-los com os mecanismos que temos e estaremos à disposição para somar forças. Nossa missão é dar todas as condições para que o Estado cumpra o seu papel. Precisamos trazer mais vida ao Centro Histórico, e isso ninguém faz sozinho. É importantíssimo que o Estado venha conosco nesse objetivo. Porque o Pelourinho não é só de Salvador, é da Bahia e do mundo. E qualquer coisa negativa que aconteça aqui reflete na nossa imagem diante do mundo”. 

Medidas de vigilância

Sturaro: “Estamos esperando a chegada de mais de 200 câmeras que já foram licitadas para que a gente implante aqui um monitoramento preventivo. Além disso, teremos a chegada de 100 novos guardas municipais que vão trabalhar exclusivamente no Centro Histórico. A Prefeitura então vai tirar guardas de outras localidades e trazer para cá? Não, ela está formando um novo grande efetivo. Mas, até que isso aconteça, a gente vai realizando o remanejamento. Se você visitou o Pelourinho neste último final de semana, com certeza já viu um grande número de agentes nas ruas prestando serviço”.

Articulação com Governo do Estado

Sturaro: “Tenho certeza que todos do Governo do Estado são defensores de melhorias para o Centro Histórico. É preciso entender que isso não é uma competição de quem vai resolver o problema do Pelourinho. O Centro Histórico é de todos nós, então todos nós temos que trabalhar por ele. O que o prefeito fez foi criar uma Prefeitura-Bairro para responder mais rapidamente às necessidades. Vamos caminhar lado a lado com o Estado e de portas abertas o tempo inteiro”.

Relação com secretarias estaduais

Sturaro: “Vamos precisar de uma aproximação maior com a Segurança Pública. Pretendo mostrar a eles as nossas ideias e abrir espaço para ouvir as deles. Até mesmo para que não haja uma sobreposição dos trabalhos da Guarda Municipal com os da Polícia Militar. Tenho uma ótima relação com o secretário Marcelo Werner (titular da SSP) e com todos os comandantes da PM. Então, vamos buscar uma única linha de trabalho. A hora agora é de muito trabalho, de somar esforços para que o Pelourinho não seja negativado para o mundo. Vamos precisar também de uma articulação forte com os órgãos de Turismo do Estado”.

Articulação com a comunidade

Sturaro: “Tenho ouvido muito a população, praticamente me mudei para o Centro Histórico. Temos uma preocupação grande, de fazer as pessoas entenderem que essas não são atitudes temporárias. Todas as ações que vamos implantar aqui serão permanentes. Peço a todos que vivem ou trabalham no Centro Histórico, que conhecem a gestão e os problemas da região, que venham até a gente. Quero trocar ideias, quero levar o meu conhecimento e absorver o conhecimento de todos. Espero que me ajudem a me tornar um gestor melhor. Que me corrijam, que me sugiram formas de resolver os problemas”.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑