Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Salvador Bahia Airport recebe exposição "Okàn - Coração de Mãe"


 Salvador Bahia Airport recebe exposição "Okàn - Coração de Mãe" em celebração ao mês das Mães



Exposição do artista Jefferson Mendonça retrata os corações das Iabás, orixás que são mães de outros orixás; 

A mostra será aberta no dia 18 de maio, às 13h, com um pocket show e a presença do artista plástico; 

Ação reforça compromisso do Salvador Bahia Airport em fomentar e valorizar a diversidade cultural e religiosa.


Crédito: Divulgação


Maio, 2023 – O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, recebe a exposição "Ọkàn - Coração de Mãe", do artista baiano Jefferson Mendonça, a partir do dia 18 de maio em comemoração ao Mês das Mães. A mostra, que será aberta às 13h com um pocket show de Dandê Azevedo, terá a presença do artista plástico e contará com as reproduções das seis obras que retratam os corações das Iabás, orixás que também são mães de outros orixás: Nanã, Oxum, Yemanjá, Ewá, Obá e Oyá. 


A exposição tem curadoria de Suzana Coelho, e traz a poética visual de Jefferson Mendonça, que utiliza a técnica de aquarela e pontilhismo em suas obras, além da aplicação de folhas de ouro, prata e cobre na superfície das pinturas. O acesso à exposição será gratuito e estará disponível para os passageiros que forem embarcar e para a comunidade aeroportuária.   


Os corações aquarelados das Iabás trazem nas suas cores e símbolos os elementos identitários das figuras mitológicas da cultura de matriz africana, que inspiram a humanidade com seus lindos itans (relatos míticos) e evidenciam também traços da sua personalidade e maternidade. “A exposição faz alusão à nossa ancestralidade e traz peças que contam as histórias dessas mães, muitas vezes excluídas da história por conta do racismo e da intolerância religiosa. Visa ainda apresentar um novo olhar sobre a maternidade, desconstruindo padrões comerciais existentes, além de ampliar o olhar acerca da diversidade e da inclusão social”, explica Jefferson Mendonça 


Daniela Franco, gerente de Comunicação da VINCI Airports no Brasil, enfatiza que a ação busca destacar à riqueza cultural e a diversidade religiosa que representam a cidade de Salvador e o estado da Bahia. “Por isso, nos comprometemos a fomentar e valorizar essa diversidade em todas as nossas iniciativas e eventos. Queremos que os nossos passageiros e visitantes sintam-se acolhidos e imersos na cultura local, vivenciando as tradições e religiões que fazem parte da nossa história e identidade”, completa. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑