Mostra do artista Jefferson Mendonça retrata os corações das Iabás, orixás que são mães de outros orixás;
Ação reforça compromisso do Salvador Bahia Airport em fomentar e valorizar a diversidade cultural e religiosa.
O acesso à exposição é gratuito e está disponível para os passageiros que forem embarcar e para a comunidade aeroportuária até dia 10 de junho.
Crédito: Will Recarey
Maio, 2023 – A exposição "Ọkàn - Coração de Mãe", do artista baiano Jefferson Mendonça, segue até o dia 10 de junho no Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports. O acesso é gratuito e está disponível para os passageiros que forem embarcar e para a comunidade aeroportuária.
A mostra, que tem curadoria de Suzana Coelho, conta com as reproduções das seis obras que retratam os corações das Iabás, orixás que também são mães de outros orixás: Nanã, Oxum, Yemanjá, Ewá, Obá e Oyá. Os corações aquarelados das Iabás trazem nas suas cores e símbolos os elementos identitários das figuras mitológicas da cultura de matriz africana, que inspiram a humanidade com seus lindos itans (relatos míticos) e evidenciam também traços da sua personalidade e maternidade.
Jefferson Mendonça utiliza a técnica de aquarela e pontilhismo em suas obras, além da aplicação de folhas de ouro, prata e cobre na superfície das pinturas. Para o artista, ter sua obra exposta no aeroporto é uma oportunidade de trazer um olhar sensível e diferenciado, apresentando uma leitura mais profunda das tradições do candomblé e da cultura afro-brasileira.
“Ocupar um local de grande circulação como o aeroporto reforça a relevância de mostrar a diversidade e a representatividade da cultura negra. É uma forma de mostrar que é possível estar presente e valorizar essas expressões artísticas em ambientes que nem sempre são explorados nesse sentido. Estou muito feliz com essa oportunidade que reforça a importância de ampliar o acesso e a visibilidade para artistas negros e suas obras”, reforçou Jefferson.
Daniela Franco, gerente de Comunicação da VINCI Airports no Brasil, enfatiza que a ação busca destacar à riqueza cultural e a diversidade religiosa que representam a cidade de Salvador e o estado da Bahia. “Por isso, nos comprometemos a fomentar e valorizar essa diversidade em todas as nossas iniciativas e eventos. Queremos que os nossos passageiros e visitantes sintam-se acolhidos e imersos na cultura local, vivenciando as tradições e religiões que fazem parte da nossa história e identidade”, completa.
Crédito: Will Recarey
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport (SBA) é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Após a conclusão de obras de modernização e ampliação do terminal, em um investimento de R$ 700 milhões e que aumentou sua capacidade em 50%, o SBA está apto a atender até 15 milhões de passageiros por ano. É considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil” e conquistou, em 2023, o certificado ISO 14001, sendo o primeiro aeroporto do país reconhecido com norma internacional que confirma a excelência do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Sobre Jefferson Mendonça
Ilustrador baiano que tem 34 anos e uma profunda conexão com a sua ancestralidade e a cultura de matriz africana, especialmente na cultura do candomblé. Sua linguagem visual distintiva é marcada pela delicadeza e fluidez da técnica da aquarela e pela textura e profundidade do pontilhismo. Com formação acadêmica em Design e Letras, as artes sempre foram sua verdadeira paixão e ele explora sua criatividade e expressão artística desde criança. Suas obras são uma celebração da diversidade e um convite para explorar e cultivar as raízes ancestrais.
Informações à Imprensa:
Comunicativa
João Paulo Brito / Graziella Garcia
+ 55 (71) 98206-8353 / 98133-4070
joao@comunicativaassociados.com.br / graziella@comunicativassociados.com.br
0 comentários :
Postar um comentário