Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Transalvador monta programação especial com tema “No trânsito, escolha a vida”

 
Maio Amarelo 2023: Transalvador monta programação especial com tema “No trânsito, escolha a vida”

O Maio Amarelo, movimento internacional dedicado a chamar a atenção da sociedade para os números de acidentes e de mortes no trânsito, completa dez anos em 2023. Para celebrar, a Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), preparou uma ampla programação em diversos segmentos e locais da capital baiana, a fim de alertar sobre a importância da adoção de condutas responsáveis no trânsito.


Este ano, o Maio Amarelo tem como tema “No Trânsito, escolha a vida”, destacando que a preservação de vidas deve sempre ser o foco das nossas ações no trânsito, seja como condutor, ciclista, motociclista ou pedestre. A autarquia municipal promoverá durante todo o mês cursos, palestras, ações educativas nas ruas, circuito infantil de bike e campanhas de mídia.



“As ações que a Transalvador realiza no âmbito da educação, fiscalização e comunicação tem surtido efeito muito positivo na preservação de vidas do trânsito. Na última década, conseguiu reduzir em mais de 56% o número de acidentes. Entendemos que um movimento da importância do Maio Amarelo é uma nova oportunidade que temos para conscientizar a sociedade civil e continuar promovendo mais segurança viária”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins.


A Transalvador vai liderar ações educativas para estudantes e palestras para condutores profissionais. O projeto Cidadão no Trânsito, realizado pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) do órgão, vai levar educação para o trânsito de maneira lúdica para alunos de escolas de Salvador. Nesses encontros serão abordados conceitos básicos de convivência harmônica no trânsito.


Haverá também palestras, dentro do programa Condutor Cidadão, em empresas e órgãos públicos. Nestas oportunidades serão abordadas atualizações legislativas, práticas responsáveis na direção e conduta defensiva.


As atividades envolvem a divulgação do Relatório Preliminar de Vítimas Fatais 2022, realização de blitz integradas com as polícias rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF), curso para condutores profissionais, ação educativa com condutores em bares do Imbuí e ações nas faixas de pedestres com distribuição de materiais educativos.


Sinalização – A autarquia municipal também vai promover a implantação e a requalificação de faixas de pedestres no entorno de mais de 160 unidades da rede de ensino pública de Salvador. A sinalização ao redor das escolas municipais de bairros como Cajazeiras, Itapuã, Cabula, Centro, Cidade Baixa, Liberdade, Orla, São Caetano, Pirajá e Subúrbio Ferroviário, será reforçada para promover uma travessia mais segura.


Alguns pontos da cidade serão iluminados com a cor amarela, em alusão ao movimento. Quem passar à noite pelo Elevador Lacerda, Farol da Barra poderá ver que eles estarão este mês especial. As esculturas do monumento “Meninas do Brasil”, também conhecido como Gordinhas de Ondina, feito pela artista plástica Eliana Kertész, vestirão a camisa do Maio Amarelo este ano.


Mais um ano a Transalvador mantém a parceria com Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. Além disso, a autarquia municipal conta com o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito da capital baiana (PVT).


Campanha de mídia – Por mais um ano, a Transalvador e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) vão investir numa campanha de mídia voltada para os motociclistas, com veiculações em TV, rádio e mídia impressa. Os números com esses condutores ainda são expressivos. Nos três primeiros meses deste ano, a Transalvador registrou 569 acidentes envolvendo motos, dos quais, 13 resultaram em mortes.


Circuito – O Circuito Infantil de Bike será realizado em quatro localidades neste mês de maio, sempre a partir das 9h. A estreia acontece no sábado (6), no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X e as edições seguintes serão realizadas no domingo (7), no Farol da Barra; no dia 21 (domingo), na Praça da Revolução, em Periperi; e no dia 28 (domingo), na Avenida Magalhães Neto, no Costa Azul, dentro do projeto Ruas de Lazer.


Texto: Ascom/Transalvador


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑