Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de julho de 2023

Estratégia alimentar contribui para alto rendimento de atletas



Além de escolher bons alimentos, é importante distribuir macro e micronutrientes corretamente antes, durante e após os treinos


A alimentação exerce um papel fundamental na vida de qualquer atleta, independentemente do nível ou esporte praticado. Afinal, é responsável por melhorar o desempenho, aumentar a resistência, acelerar a recuperação e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, não basta escolher os melhores alimentos. Para garantir um alto rendimento deve-se estabelecer uma estratégia alimentar adequada. 


Considerando que cada indivíduo tem uma necessidade nutricional distinta, um nutricionista esportivo deve ser consultado para planejar uma dieta que garanta a distribuição de macro e micronutrientes corretamente antes, durante e após os treinos. “O profissional é preparado para entender quais nutrientes são essenciais para um melhor desempenho e quais as melhores fontes alimentares de energia, visando não somente a nutrição, como também hidratação, síntese de massa muscular, imunidade e redução do estresse oxidativo”, explica Isabela Xavier,  nutricionista e coordenadora de Nutrição da Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro.


O esporte praticado também é determinante para definição de uma estratégia, já que exercícios resistidos, como musculação ou peso-livre, e de endurance, como ciclismo e corrida, têm características opostas. Ainda pensando na individualidade, o profissional também avalia idade, rotina de treinos, peso, altura e composição corporal. 


Mas existe uma lógica por trás da elaboração dos cardápios: as refeições devem ser equilibradas e diversificadas. “São incluídos todos os grupos alimentares, como carboidratos complexos (pães integrais, arroz, macarrão), proteínas magras (aves, peixes, leguminosas), gorduras saudáveis (abacate, nozes, azeite) e uma ampla variedade de frutas e vegetais. Em alguns casos, suplementos podem ser recomendados para atender necessidades específicas, mas vale lembrar que o uso inadequado pode trazer riscos à saúde”, pontua Isabela.


De acordo com a nutricionista, comer nos momentos certos também pode ajudar a otimizar o desempenho. Consumir uma refeição equilibrada cerca de duas horas antes do treino ou competição contribui para melhor aproveitamento de energia. Lanches leves e nutritivos antes e após os exercícios são ideais para fornecer combustível ao corpo e promover a recuperação muscular.


Para ela, cada atleta é único e responde de maneira diferente à alimentação. “Fora um acompanhamento profissional de perto, é importante observar o próprio corpo e a maneira a que reage para realizar as adaptações necessárias. A nutrição esportiva é um processo contínuo de aprendizado”, conclui. 


 


Sobre a Mombora


A Mombora, marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, foi fundada com o intuito de inovar e conectar a experiência com consciência. Para isso, a empresa oferece alimentos livres de conservantes e qualquer ingrediente artificial. Se destacando no mercado, a Mombora dispõe de produtos com ingredientes nativos do bioma brasileiro para proporcionar experiências reais sem deixar o sabor de lado. 


Provocando a disrupção do até então normal, a empresa compreende a necessidade daqueles que desejam mais qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Com esse intuito, a Mombora descobriu que produzir alimentos naturais no Brasil é mais do que inovar. Em um mercado promissor, a Mombora continuará a expandir seus produtos para, cada vez mais, levar o seu propósito àqueles que buscam momentos saborosos com produtos naturais.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑