Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 13 de agosto de 2023

Adolescentes da Fundac ganham bolsas de iniciação científica


 Adolescentes da Fundac ganham bolsas de iniciação científica da UNEB e CNPq

Por 12 meses, os jovens integrarão o projeto “Da literatura aos sujeitos concretos: as conflitualidades das práticas socioespaciais"
Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundac, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foram contemplados com bolsas de iniciação científica júnior, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com o benefício, no valor de R$ 300, os educandos integrarão o projeto “Da literatura aos sujeitos concretos: as conflitualidades das práticas socioespaciais”, durante um período de doze meses.
Os jovens foram selecionados pelo Colégio Estadual Paulo VI, localizado em Feira de Santana. O critério usado pelos educadores foi o rendimento escolar na disciplina de geografia. A inscrição foi realizada pela professora e orientadora Janeide Bispo dos Santos, que também é titular do Departamento de Educação da UNEB, em Feira de Santana. O Programa de Iniciação Científica Júnior busca promover a experiência científica para estudantes da Educação Básica da Rede Pública do Estado da Bahia. Foram ofertadas 100 bolsas pela UNEB e outras sete vinculadas ao CNPq.
Os contemplados estão matriculados no Colégio, que possui anexo dentro da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Juiz Mello Mattos. São eles: Alan Rocha (nome fictício), 18 anos, que cursa o Tempo Juvenil 2 – etapa 7, equivalente ao 3º ano do Ensino Médio; e Carlos Almeida (nome fictício), 15 anos, que cursa o Tempo Juvenil 2 – etapa 5, equivalente ao 8º/9º ano do Ensino Fundamental 2.
De acordo com a gerente da unidade socioeducativa, Sued Gomes, a conquista é resultado de um esforço conjunto das profissionais do Colégio e das educadoras da Case, voltados para o suporte e reforço escolar dos/as educandos/as; além da garantia de um direito básico que é o acesso dos adolescentes à educação.
O projeto para o qual os educandos foram selecionados integra a linha “Trabalho Educativo e Ensino de Geografia”, do Grupo Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE). A prática proposto será a leitura e reflexão dos romances ‘Torto Arado’ e ‘Salvar o Fogo’, de autoria do escritor Itamar Vieira Júnior; além da orientação que irá ocorrer nas aulas de geografia, e da elaboração de relatório final.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑