Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Bahiana realiza 6º Congresso Labirinto de Autismo - Ao Longo da Vida


Evento é destinado a profissionais de saúde, mães e pais de pessoas com autismo e estudantes.



O Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo (LABIRINTO) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realiza, nos dias 1º e 2 de setembro, o 6º Congresso Labirinto de Autismo - Ao Longo da Vida, que acontecerá no Gran Hotel Stella Maris, Salvador - BA. Destinado a profissionais de saúde, estudantes e pais, o evento se apresenta como uma oportunidade para que os participantes aprendam mais sobre o autismo e se atualizem sobre práticas mais recentes. As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto, por meio do site da instituição (https://inscricoes.bahiana.edu.br/produto/551/6-congresso-labirinto-de-autismo/).


O congresso também irá discutir a importância social do autismo e como é fundamental que a sociedade se atualize sobre a condição. As pessoas com autismo podem enfrentar estigma e preconceito, o que pode dificultar sua participação em muitos aspectos da vida cotidiana. Por se tratar de um quadro complexo, o autismo se apresenta aliado a outras questões de saúde. Nesse sentido, a programação oferecerá aos participantes discussões acerca dos temas: "O que tem de especial na comunicação do autismo ao longo da vida"; "Comorbidades em TEA"; "TEA em meninas"; “TEA e habilidades sociais”; "Potencial risco do uso excessivo de tela na pandemia"; “Autismo em diferentes dimensões: da neurociência à saúde pública”, entre outros.


LABIRINTO


O Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo (LABIRINTO) tem o objetivo de realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas e básicas na área dos transtornos do neurodesenvolvimento, especificamente os transtornos do espectro do autismo. As atividades do laboratório não estão restritas à comunidade científica. Sessões de apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo ocorrem semanalmente e são abertas ao público em geral. Nelas também acontecem consultas para avaliação diagnóstica de crianças que são encaminhadas pela Associação dos Amigos do Autista (AAMA-BA).


Ao longo dos últimos anos, o LABIRINTO vem desenvolvendo pesquisas acerca do Transtorno de Espectro Autista (TEA) que têm se destacado no cenário científico nacional e internacional, a exemplo da "Escala LABIRINTO para o Diagnóstico do Autismo". Por não haver exames que confirmem o transtorno do espectro do autismo (TEA) – por exemplo, ressonância, tomografia, eletroencefalograma – o diagnóstico dessa condição pode se tornar desafiador em boa parte dos casos. Esse é um dos motivos pelos quais o diagnóstico do TEA costuma demorar para algumas crianças, ocorrendo em média somente aos 5 anos de idade no Brasil. A Escala LABIRINTO é um instrumento que permite identificar grupos mais amplos de sintomas, ao invés de apenas verificar a gravidade, permitindo, portanto, a pesquisa de condições associadas (por exemplo, epilepsia, hiperatividade, compulsividade, restrição a mudanças) e tornando mais específico o encaminhamento terapêutico após o diagnóstico. A intenção é identificar as esferas psíquicas que precisam de tratamento e aquelas que estão mais preservadas.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑