A Assembleia Legislativa da Bahia concedeu, nesta quinta-feira (17), a Comenda 2 de Julho a Washington Bell Marques da Silva, mais conhecido como Bell Marques. A entrega da mais alta honraria da Casa Legislativa ao artista aconteceu em sessão especial no Plenário Orlando Spínola, solicitada pelo deputado Marcinho Oliveira (UB).
Com a presença de familiares, amigos, produtores culturais e fãs, muitos fãs, do presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, e os parlamentares estaduais Dr. Diego Castro (PL), Angelo Coronel Filho (PSD), Penalva (PDT), Fátima Nunes (PT), Vitor Bonfim (PV), Ricardo Rodrigues (PSD), Pedro Tavares (UB), Tiago Correia (PSDB) e Júnior Muniz (PT), o encontro se transformou num grande momento de emoção e uma ode à carreira do cantor que embala os carnavais.
Sobre a homenagem, Marcinho Oliveira disse que os parlamentares analisam criteriosamente todas indicações de comendas e títulos apresentados na ALBA, e que o principal critério é amar verdadeiramente a Bahia, e ter ações que comprovem o merecimento. “Bell, o cantor das multidões, é a maior referência do Carnaval baiano, o artista que reflete toda alegria da terra da felicidade”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, o novo comendador é um artista completo, que leva o nome da Bahia onde quer que vá, mostrando internacionalmente o grande amor pelo Estado. “Como cidadão baiano, fico feliz em ver um artista com tamanha relevância não se deixar envaidecer, mas, pelo contrário, se colocar totalmente à disposição das pessoas do nosso Estado e levando, por onde passa, alegria e simplicidade”.
O proponente da honraria destacou ainda que “Bell também tem grandes feitos na filantropia, direcionada aos hospitais Martagão Gesteira e Aristides Maltez e tantas outras instituições que contam com sua mão amiga. E, durante a pandemia, Bell usou a sua guitarra e a sua voz pra levar alimentos e medicamentos para o povo necessitado da capital e do interior através das suas lives”, disse.
RELEVÂNCIA
O presidente Adolfo Menezes destacou a importância da homenagem a Bell Marques, “compositor de grandes canções”. Ele ressaltou a relevância do artista para a música baiana e disse que todo o amor transmitido nas suas músicas reflete na multidão que acompanha o trio elétrico do cantor no Carnaval baiano.
Adolfo Menezes parabenizou o deputado Marcinho Oliveira pela homenagem e falou que a Casa Legislativa é uma grande defensora da cultura baiana e de todos os seus elementos.
Durante o evento, foi exibido um vídeo dos filhos do homenageado, Rafa e Pipo Marques, que levou Bell, e os amigos, às lágrimas. Os filhos falaram do orgulho e da importância do reconhecimento da homenagem recebida pelo pai.
EMOÇÃO
Sobre a Comenda, os filhos de Bell, Rafa e Pipo Marques, relataram a determinação do pai e o orgulho da família pela homenagem recebida.
De forma emocionada, Bell Marques dividiu a honraria com a família, amigos e produtores que lotaram o plenário da ALBA para homenageá-lo. “Não cheguei pulando etapas, não cheguei aqui sozinho, cheguei aqui construindo uma história junto pessoas que me ajudaram, por isso, nesse momento, gostaria de expressar minha gratidão a todas as pessoas que me ajudaram: vocês são e sempre serão muito importantes pra mim”, declarou, acrescentando que “a Comenda é um incentivo pra que eu possa continuar a jornada, cantando e levando alegria às pessoas e buscando sempre dar a melhor contribuição, através da minha música para a felicidade todos”.
Em relação ao proponente da homenagem, Bell disse que Marcinho estava “proporcionando a mim e à minha família um momento tão encorajador. Não tenho como lhe agradecer”.
O evento foi embalado pela música de Danilo Moreno que cantou hits eternizados pelo cantor como “Selva Branca”, “100% você” e “Diga que Valeu”.
Além dos já citados, a sessão contou com as seguintes presenças: desembargador Geder Gomes; defensora Sinara Gomes; subcomandante da PM, coronel Machado; e o procurador de Justiça Pedro Maia.
0 comentários :
Postar um comentário