Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Bombeiro Amigo do Peito reforça a importância da doação de leite humano


 Foto: Marcia Santana/SSP

Apenas em julho, o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), em parceria com maternidades públicas do estado, ajudou a alimentar 75 recém-nascidos baianos. A iniciativa reforça, durante todo ‘Agosto Dourado’, mês de estímulo à amamentação, a importância da doação do alimento para apoiar famílias que necessitam desse ato de solidariedade.


Mais de 680 litros de leite foram recolhidos em 2022. Segundo a subtenente Ana Claudia Souto, coordenadora da iniciativa, apenas um frasco do alimento chega a amamentar até 10 bebês.


O projeto, que recebe o material e orienta as lactantes interessadas em contribuir, acontece em Salvador e Lauro de Freitas, através 12º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM/ Salvar), e em Feira de Santana, por meio do 2º BBM, em parceria com o banco de leite do Hospital Clériston Andrade, e na cidade de Itabuna. Ele existe há cerca de 20 anos.


“O nosso principal objetivo é realizar a coleta domiciliar em lares de mães doadoras. Vamos até a casa , levamos o kit para armazenamento e orientamos sobre a retirada do leite. Depois voltamos para buscar o material e levamos até a maternidade”, detalhou a bombeira.


Nas instituições de saúde, o leite passa por um processo de análise e pasteurização antes de ser oferecido para as crianças internadas em Unidades de Tratamento Intensivo das maternidades parceiras. “O alimento passa por todo um processo de controle de qualidade e quando identificada qualquer alteração, é desprezado e a doadora é acionada”, explicou a coordenadora.


O pai da psicóloga Laiz Grimaldi Nobre Sanches, mãe da pequena Maria Alice Grimaldi, 1 ano e um mês, foi integrante do Corpo de Bombeiros Militar e um dos fundadores da iniciativa quando atuava no Salvar. Laiz explicou que começou a doar em Brasília. “Eu tenho a sorte de ter uma boa produção e consigo contribuir com uma média semanal de quatro potes. Quanto mais a gente doa, mais aumenta nossa produção. Então fico muito feliz em poder ajudar outras mães”, explicou a doadora.


Doações


Toda mãe saudável, que tenha leite disponível, pode contribuir. As inscrições para doações devem ser realizadas através dos bancos de leite da maternidade Climério de Oliveira ou no Instituto de Perinatologia (Iperba), que alinham a visita dos profissionais do CBMBA.


Os profissionais também recepcionam frascos de vidros com tampa plástica (embalagem de café solúvel), posteriormente esterilizados, para o congelamento do leite humano.


Fonte: Ascom/SSP

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑