Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Cirurgia de retirada do siso exige cuidados redobrados


 Dentista dá recomendações para evitar problemas no pós-operatório

 


Certamente você já deve ter se questionado: todo mundo precisa extrair os sisos? A resposta é depende! De acordo com a cirurgiã-dentista Leandra Carvalho, esses dentes são os últimos que costumam surgir na arcada dentária, geralmente entre os 16 e 21 anos, em cada lado do maxilar. Por nascerem de forma tardia, eles ocupam pouco ou nenhum espaço na boca, ou ficam embaixo da gengiva, provocando inchaço, dor, incômodo, desalinhamento entre os molares, etc. Por isso, muitas vezes precisam ser extraídos. 


Ainda assim, Leandra reforça que somente o dentista é o profissional capaz de avaliar, com exames de imagem e anamnese, a real necessidade de extração dos sisos, que também podem não nascer, mas incomodam. “Porém, para realizar o procedimento, é necessário ter todo um cuidado. Afinal, ele precisa ser feito por um profissional qualificado e em um ambiente de consultório especializado ou, dependendo do caso, em ambiente hospitalar”, enfatiza Leandra Carvalho. 


Neste contexto, vale relembrar que, nos últimos dias, a mídia noticiou o caso de uma jovem que realizou a extração do siso no interior de São Paulo e, dias depois, faleceu em decorrência de uma infecção aguda e abscesso dentário. Portanto, mais do que nunca, os cuidados precisam ser redobrados.



 


Exodontia


Leandra Carvalho conta que o tempo de procedimento de uma exodontia ou extração pode variar conforme a idade do paciente, a posição do dente, a localização na arcada e se está anquilosado no osso. O tempo vai depender da complexidade de cada caso. Após a adolescência, o dente fica cada vez mais calcificado, o que pode dificultar ainda mais a sua extração. Passado esse momento, o pós-operatório precisa ser criterioso para evitar qualquer tipo de intercorrência, a exemplo de inflamação e/ou infecção. “É fundamental tomar a medicação prescrita; reforçar a higiene bucal e, em caso de dúvidas, questionar sempre ao dentista. Além disso, recomenda-se ter repouso nas primeiras 24 horas após o procedimento e inserir uma dieta pastosa e gelada, evitando o consumo de comidas quentes, como café e sopa”, detalha.


 


Recomendações


Quem não tem a necessidade de extrair o siso, a dentista garante que é possível conviver muito bem com ele, mas tendo alguns cuidados a mais. “Por serem os últimos dentes da arcada dentária, eles ficam no finalzinho da boca, o que dificulta a higienização completa. Por isso, a escovação e o uso do fio dental devem ser ainda mais criteriosos. O ideal é sempre escovar os dentes após as três principais refeições e após o consumo de alimentos doces. Além disso, mas não menos importante, é fundamental a ida ao consultório odontológico a cada seis meses, em todas as fases da vida”, conclui Leandra Carvalho.


 Imagens /aquarelaorto



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑