Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Como os pais podem ajudar as crianças a cuidarem dos dentes


 Especialista explica como os pais podem ajudar as crianças a cuidarem dos dentes

Segundo o Dr. José Todescan Júnior, quanto antes os cuidados começam, mais protegida estará a saúde bucal no longo prazo


Neste mês em que se comemora o Dia dos Pais, é importante ressaltar que pai é quem cria e também educa, e isso vale para todas as áreas da vida, inclusive a saúde bucal. Cuidar dos dentes é uma tarefa diária e necessária e, quanto antes se reconhece a importância dela, melhor para a saúde dos dentes. Mas como os papais podem ajudar os pequenos a entenderem essa importância? 


De acordo com o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria  e endodontia, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e da Associação Brasileira de Odontologia Estética,  ajudar as crianças a cuidarem dos dentes é essencial e os pais  - assim como as mães - desempenham um papel fundamental nesse processo. “Eles podem adotar várias medidas para incentivar hábitos de higiene bucal, tornando a rotina de cuidados diários algo divertido e agradável para as crianças”, avalia. 


Confira algumas sugestões do Dr. Todescan para os pais que querem ajudar as crianças no processo de cuidados com a saúde dos dentes: 


Seja exemplo: a primeira sugestão é ser referência. Ou seja, não adianta dizer para as crianças escovarem os dentes após as refeições se o próprio pai não escova. Segundo o especialista, é importante dar um exemplo positivo de cuidados. 


Comece a ensinar cedo: quanto antes um hábito começa a fazer parte da rotina, melhor. Para o Dr. Todescan, é possível começar a ensinar sobre higiene oral assim que a criança ganha os primeiros dentinhos. “Leve a criança para escolher uma escova de dente,  por exemplo. Ela sentirá que é um momento importante”. 


Escovação frequente e correta: é preciso garantir que a criança está escovando os dentes pelo menos após o café da manhã e antes de dormir. “Use uma escova de dentes com cerdas macias e pasta adequada para a idade dela e mostre como escovar em movimentos suaves e circulares ”, orienta. 


Evite açúcar em excesso: o açúcar pode contribuir muito com a formação de cáries, por isso tente reduzir o consumo de alimentos e bebidas açucaradas em casa.


Leve ao dentista: consultas regulares ao dentista são importantes para prevenção e limpezas periódicas e é algo que depende totalmente dos pais e mães, afinal a criança não irá sozinha ao dentista. 


Elogie os cuidados: nunca se esqueça de elogiar quando a criança cuida dos dentes. “Mostre sempre que se trata de algo importante que a ajudará a ter um belo sorriso ao longo da vida”, finaliza o especialista. 


Sobre José Todescan Júnior


Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental e Odontopediatria pela USP, endodontia e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e membro da Associação Brasileira de Odontologia Estética.  Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑