Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Dia do Nutricionista: entenda a importância desse profissional

 

Dia do Nutricionista: entenda a importância desse profissional para a conquista do emagrecimento saudável


Diante da automedicação e fórmulas mágicas para emagrecer que prejudicam o corpo, a nutricionista Carolina Dias explica como perder peso de forma saudável


Não é novidade para ninguém que o uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer traz diversos riscos para a saúde. A automedicação e a busca por “fórmulas mágicas” para perder peso é uma prática perigosa que pode resultar em efeitos colaterais para o corpo. Por isso, é importante que as pessoas se consultem com nutricionistas, profissionais homenageados no dia 31 de agosto, que são fundamentais para planejar uma rotina alimentar saudável para os pacientes e orientá-los para a conquista do emagrecimento saudável. 


Segundo a nutricionista Carolina Dias, referência no programa de Emagrecimento “Mereço+” e fundadora da Clínica Carolina Dias, antes de qualquer medicamento sem prescrição médica para emagrecer e dietas severas, o paciente deve buscar uma reeducação alimentar e ter como prioridade a saúde, não apenas a estética. “Se a pessoa consegue mudar os hábitos alimentares em prol de ter saúde, o emagrecimento vai ser uma consequência espontânea e muito saudável, sem consequências adversas para o corpo”, explica Carolina.


Já o uso indiscriminado de medicamentos, de acordo com a nutricionista, pode prejudicar o funcionamento do organismo de diversas formas. “Há efeitos colaterais. Todo e qualquer remédio deve ter prescrição de um especialista, pois medicamentos são elementos químicos que geram impacto no nosso corpo. É essencial um acompanhamento nutricional e médico antes da ingestão de remédio para que complicações no sistema digestivo, nervoso central e cardiovascular não sejam obtidas”, afirma a nutricionista.

 

Outra prática que deve ser evitada por quem está em busca de emagrecer, conforme explica Carolina, é a adesão de dietas muito radicais, no qual a pessoa se priva de comer diversos alimentos importantes para o funcionamento do organismo. E isso, sem dúvidas, é um ato prejudicial para o funcionamento adequado do corpo.


“A nossa alimentação é fonte de energia para o nosso corpo e também um fator essencial para a prevenção de muitas doenças. Por isso, quando investimos em dietas não supervisionadas, o risco de desnutrição é grande, o que pode ocasionar em diversos problemas de saúde, como indisposição, fadiga. compulsão alimentar, fraqueza e até queda de cabelo, uma vez que o corpo não está sendo nutrido da forma correta”, destaca Carolina.


Para um emagrecimento saudável, é necessário uma reeducação alimentar supervisionada por um nutricionista, afirma Carolina. De acordo com ela, o trabalho do nutricionista envolve coletar informações sobre a rotina alimentar do paciente e calcular a quantidade necessária de nutrientes para suprir a demanda energética e  elaborar um plano de alimentação saudável, ações essenciais para manter o corpo com saúde e conquistar o emagrecimento.


“A ingestão adequada de nutrientes e uma rotina alimentar adaptada ao organismo do paciente, é essencial para melhorar a qualidade de vida dele. Por isso, o nutricionista é um especialista tão importante. Com uma avaliação individual e personalizada, ele consegue diagnosticar a demanda nutricional do corpo e montar um plano alimentar que vai gerar diversos benefícios para o corpo”, ressalta Carolina.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑