Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Enfrentamento à violência contra o idoso é tema de palestra em Salvador


 Idosos que residem em Salvador puderam participar nesta quarta-feira (2) de uma palestra sobre estratégias de prevenção e combate à violência contra a terceira idade. A atividade, promovida pela Prefeitura através do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), ocorreu em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia.


O encontro, que integra o grupo de ações municipais de combate a esse tipo de violência, foi realizado no auditório da sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na Av. Carlos Gomes, no Centro. Com a proposta de ampliar o acesso à informação e conscientizar para combater as violações, a palestra abordou não apenas a violência física, mas também a patrimonial e psicológica.


Além disso, foi debatido o chamado ‘idadismo’, como é chamado o preconceito em relação à idade e também é uma violência cometida contra os idosos.


Moradora da Av. Joana Angélica, no Centro, a aposentada Diogenice Oliveira Santos, de 81 anos, compareceu para a palestra e parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “Achei importante ter essa palestra porque a gente fica sabendo onde pode procurar ajuda e o que fazer em caso de violencia”, contou.


A defensora pública Laíse de Carvalho Leite, coordenadora da Defensoria Pública Especializada no Idoso, foi a palestrante do evento. Segundo ela, entender o processo do envelhecimento e as especificações que o público precisa é o pontapé inicial para combater a violência.


“É notório o aumento das violações aos direitos da pessoa idosa e esse segmento populacional é invisibilizado. Para combater a violência contra o público nada melhor do que a educação em direitos para que a pessoa reconheça a situação, saiba do papel da Defensoria e entenda que pode recorrer a instituição”, detalhou Laíse.


Ela afirmou ainda que o trabalho de conscientização tem sido feito também em outros equipamentos que lidam com o público, a exemplo dos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Especializados da Assistência Social (CREAS).


“Considerando que o agente violador na maioria das vezes é um familiar ou alguém que tem uma relação de confiança com a pessoa idosa, o reconhecimento da violência é difícil, porque se faz de forma velada. Por isso mesmo, é importante que os idosos conheçam os seus direitos”, finalizou.


Apoio às vítimas - Para buscar pelos serviços da Defensoria Pública, o idoso pode entrar em contato pelos telefones 129 ou 0800 071 3121. A ligação é gratuita e pode ser feita das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Reportagem: Joice Pinho / Secom PMS

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑