Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Evento na Casa do Rio Vermelho celebra aniversário de Jorge Amado

 
 Evento na Casa do Rio Vermelho celebra aniversário de Jorge Amado, que faria 111 anos nesta quinta-feira (10)

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Falecido há 22 anos, o escritor Jorge Amado completaria 111 anos nesta quinta-feira (10). Para lembrar a data de nascimento de um dos grandes ícones da literatura brasileira, a Casa do Rio Vermelho, situada na Rua Alagoinhas, nº 33, no bairro do mesmo nome, montou uma programação especial. O museu-casa, onde Jorge e Zélia Gattai viveram por muitos anos, abre às portas, gratuitamente, para o bate-papo comandado pelo escritor baiano Itamar Vieira Júnior, autor do best seller Torto Arado. A atividade inicia às 17h e o espaço está sujeito à lotação.

"Um dia para celebrar esse grande escritor que nos deixou uma obra imensa e universal de profunda humanidade. Convido todos para esse encontro que será uma boa oportunidade para celebrarmos a obra de Jorge e aproximar essa nova geração de leitores de seus escritos", destacou Itamar Vieira Júnior. Além do bate-papo, os visitantes encontram, na casa, gerida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), cartas trocadas pelo casal, coleção de objetos da cultura popular brasileira, biblioteca com todas as edições dos livros publicados e um acervo audiovisual.

Todos os espaços convidam à intimidade e vida do casal. A visita ao jardim, que é também um pomar, com espécies que o próprio Jorge plantou, remete a memórias da vida que levaram ali. O trajeto conta com placas explicativas com um QR Code, através do qual o visitante acessa uma história de Jorge e Zélia com aquela planta.

Fatos curiosos como encontros de amigos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Glauber Rocha, Tom Jobim, e muitos outros, serviram de impulso para ampliação e reformas feitas no imóvel. A cozinha, por exemplo, precisou ser aumentada. Para isso, Jorge e Zélia compraram a casa do vizinho ao lado. Além da ampliação do cômodo, a reforma rendeu mais um quarto de hóspedes. Toda a estrutura que preserva a decoração feita pelo casal está à disposição do público visitante.

Acervo – Do rico acervo disponível no memorial há mais de 30 horas de vídeos e objetos pessoais, ambientados em cômodos que retratam a relação do casal com o amor, os amigos, as viagens, a culinária baiana, o candomblé. Dentre as peças, as cartas que Jorge Amado trocou com grandes personalidades do século XX chamam atenção dos visitantes.

A casa dispõe de uma loja de souvenires, a Boutique Gabriela, que tem uma entrada separada e gratuita para os interessados em adquirir lembranças e livros de Jorge e Zélia. Um dos destaques são os azulejos e canecas com a estampa “Se for de paz pode entrar”, uma das célebres frases adotadas pelo casal na casa onde residiam.

Funcionamento – A Casa do Rio Vermelho funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada até as 17 horas. Ingressos custam R$20 inteira/R$10 meia. Às quartas, a entrada é gratuita. Moradores de Salvador que apresentarem o comprovante de residência pagam meia entrada todos os dias.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑