Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

O que não pode faltar ao montar um pequeno negócio

 
O que não pode faltar ao montar um pequeno negócio na área de gastronomia


Executivas do Grupo Simão apontam nove pontos essenciais para quem quer começar certo


Empreender no ramo da gastronomia pode ser uma empreitada emocionante, mas também requer um planejamento bastante cuidadoso para garantir o sucesso do negócio. Da pesquisa de mercado à escolha dos utensílios certos, quem deseja montar um pequeno restaurante, uma sorveteria ou um café, entre outras alternativas, deve começar buscando boas referências no setor para se inspirar.


De acordo com Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, montar um restaurante é um processo desafiador, mas com uma preparação adequada e dedicação tudo se torna mais fácil. “Esteja preparado para aprender com os erros e estar sempre aberto a inovações e melhorias no seu empreendimento”, aconselha. 


Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, existem alguns passos importantes relacionados ao planejamento e gestão de um negócio que o empresário não pode abrir mão ao começar. “Não basta apenas desejar dar certo, é preciso elaborar um bom plano, escolher bem a localização e estar atento à qualidade em todos os processos, entre outras coisas”, afirma. 


Mas se não houver opção de abrir um restaurante inicialmente, uma alternativa é a modalidade Dark Kitchen, que permite testar o conceito gastronômico com menor risco e custo antes de investir em um ponto comercial.


Confira nove pontos essenciais sugeridos pelas empreendedoras para quem quer abrir um pequeno negócio na área de gastronomia:


Pesquisa de mercado: É preciso realizar uma boa pesquisa inicial para  entender a demanda local, o perfil do cliente, os concorrentes e as tendências atuais.


Plano de negócios: Um bom plano de negócios deve incluir a  visão do empresário, missão, análise de mercado, estratégia de marketing, projeções financeiras e detalhes operacionais.


Localização que funcione: A localização do negócio deve ser a melhor possível para atrair o público. Ou seja, funcionam melhor áreas movimentadas, de fácil acesso e próximas a esse público.


Elabore o cardápio com carinho: O que será servido deve estar alinhado com a proposta do restaurante e com as preferências dos clientes locais. Lembre-se de incluir opções vegetarianas e veganas se possível.


Tenha fornecedores confiáveis: A qualidade é fundamental e deve estar presente tanto nos alimentos quanto nos utensílios utilizados. “Bons parceiros ajudam o negócio a caminhar melhor e crescer. É o que percebemos ao longo de tantos anos atuando com negócios na área de gastronomia”, conta Mislene. 


Atendimento excepcional: Treine a equipe para surpreender no atendimento, não importa se é uma cafeteria ou um restaurante. Também esteja aberto ao feedback dos clientes para melhorar sempre.


Delivery: Priorize a qualidade das embalagens e o cuidado na entrega para garantir a satisfação dos clientes. É preciso também saber escolher embalagens para delivery,  de acordo com o tipo de negócio e produto.


Cuidado com a gestão financeira: As finanças precisam estar bem controladas para que o empresário saiba o que está havendo com o negócio. “Mantenha um controle rigoroso das receitas e despesas, monitorando regularmente”, sugere Lidiane.


Use e abuse do Marketing: É fundamental aproveitar as alternativas que o Marketing possibilita. Atualmente, quem não é visto não é lembrado, por isso as executivas sugerem que o empreendedor da área gastronômica invista em um bom site, tenha redes sociais atualizadas e faça promoções para atrair os primeiros clientes. 

 


Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. 


Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. 


Sobre o Grupo Simão

O Grupo Simão reúne as marcas Asa Branca, Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.  https://gruposimao.com.br/


IMAGEM aprendinosenac

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑