Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Pacientes com depressão profunda resistente à medicação


Pacientes com depressão profunda resistente à medicação passam a contar com uma nova opção de tratamento


O gerador SYMMETRYTM da LivaNova utiliza tecnologia de ponta para proporcionar um tratamento de longo prazo e ajustável, com apenas uma cirurgia minimamente invasiva


Foto: Gerador SYMMETRYTM tem sistema de programação de última geração para o tratamento de pacientes com depressão resistente a medicamentos e psicoterapia. (LivaNova/Divulgação)


Pacientes com depressão profunda resistente à medicamentos passam a contar com uma nova opção de tratamento. A LivaNova, empresa de equipamento médico líder no mercado de neuromoduladores que já utiliza a terapia de estimulação do nervo vago ("VNS Therapy") para tratamento da epilepsia, está iniciando no Brasil o uso do estimulador para tratamento da depressão resistente, uma nova indicação da terapia, que já vem sendo utilizada para estes casos de depressão resistente há 5 anos nos EUA e Inglaterra. O sistema SYMMETRYTM é um sistema de programação de última geração para o tratamento de pacientes com depressão refratária (resistente à medicamentos).


Neste mês, a tecnologia foi implantada pela primeira vez no Brasil em dois pacientes com depressão grave. Os procedimentos foram realizados no dia 11 de agosto pelo neurocirurgião Dr.Wuilker Knoner Campos no Hospital SOS Cárdio após avaliações para este protocolo pelo psiquiatra Dr. Matheus Souza Seglich, em Florianópolis. 


Segundo o Dr. Wuilker, atualmente, "estes pacientes com depressão refratária representam 30% da população de pacientes com depressão. Além de altas taxas de suicídio, estes pacientes internam com mais frequência em clínicas psiquiátricas, fora o tempo de vida útil perdida de vida social, trabalho e lazer relacionados à doença e efeitos colaterais dos vários tratamentos”.


O SYMMETRY, juntamente com todos os geradores para terapia VNS da LivaNova, recebeu a aprovação da Anvisa em 2019. Nos Estados Unidos, os geradores foram aprovados em 2017 pelo FDA, órgão regulador de produtos de saúde e alimentação, e pela Comunidade Europeia em 2018. Os testes clínicos nos EUA começaram em 2018, chegando à marca de 795 pacientes em 5 anos de estudos no projeto RECOVER. Os resultados desse processo indicaram melhora significativa da depressão refratária em aproximadamente 70% dos envolvidos, além da diminuição nos índices de suicídios relacionados à depressão.


O sistema de programação de última geração permite ao médico adequar o funcionamento do SYMMETRY às necessidades e respostas de cada paciente. É também possível iniciar novos tratamentos, como o uso de medicação ou psicoterapia, mesmo depois da ativação do gerador. Além disso, a maioria dos efeitos colaterais comuns do SYMMETRY são leves e se tornam menos perceptíveis com o tempo, sendo ele também uma boa opção para pessoas com intolerâncias médicas a antidepressivos.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑