Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Popular entre jovens, vapes combinam substâncias prejudiciais à saúde


Cigarros eletrônicos podem causar doenças respiratórias, cardiovasculares e até câncer



Crédito: Divulgação


Os cigarros eletrônicos - ou vapes - continuam na moda entre os adolescentes e jovens, mas, não à toa, estão proibidos no Brasil, desde 2009. Eles possuem substâncias tóxicas, além da nicotina, e podem causar enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer. Também, apresentam conservantes, aromatizantes e outros elementos tóxicos e com potencial cancerígeno. 


De acordo com o médico pneumologista e professor da Universidade Salvador (UNIFACS), Almério Machado Jr., a exposição a Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) várias vezes ao dia, durante meses ou anos, certamente, trará danos à saúde. “Alguns pacientes podem ter consequências rápidas e desenvolver pneumonia aguda decorrente do uso do cigarro eletrônico, levando a sérios danos pulmonares e à necessidade de ventilação mecânica. Há casos em que o paciente pode ir a óbito”, alerta.  


Conforme pesquisa do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, Covitel 2023, lançado no mês de junho, um em cada quatro jovens de 18 a 24 anos no Brasil (23,9%) já utilizou alguma vez cigarro eletrônico. Cerca 5,8% das pessoas alegaram menor risco comparado aos cigarros tradicionais.  


Almério Machado Jr. diz que, erroneamente, muitos acreditam que os vapes apresentam menos riscos à saúde que o cigarro tradicional. “Em relação a essa alternativa, as pessoas estão apenas no começo do uso desses dispositivos, trocando uma droga por outra. Certamente, haverá danos a longo prazo. Os de curto prazo, já conhecemos”, pontua.   


Uma pesquisa divulgada pela revista científica World Journal of Oncology aponta que usuários dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar são diagnosticados com câncer quase 20 anos antes dos fumantes tradicionais, principalmente o câncer de pulmão. Nesse sentido, tanto a campanha Agosto Branco, quanto o Dia Nacional de Combate ao Fumo, no dia 29 desse mesmo mês, são oportunidades para promover discussões sobre o uso do fumo e a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento do câncer de pulmão.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑