Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Sai da gaveta directo para a Festa Literária Internacional do Pelourinho


 

Sai da gaveta pela editora carioca Malê directo para a Festa Literária Internacional do Pelourinho, mais um livro de poesias da professora de Letramento Racial e critica literária, a baiana Jovina Souza. "Estampas do Abismo" leva ao leitor 62 poesias, nas suas 134 páginas, todas propositadamente intituladas em algarismo romano. Destaque, pela força da fotografia, que narrada na poética de uma execução sumaria, do cidadão preto que tem proibido o seu direito de chegar com vida:

LXII

Não me espere no encontro marcado,

a vida é brevíssima para minha pele.

Passarei no vento do fuzil da facção

fardada.

Ela guarda as calçadas e cumpre

sua premissa:

se o corpo é da pele da cor preta,

bala.

Não me espere para nosso encontro

daqui a meia hora, será improvável

minha chegada.


Jovina Souza, que já recebe a apelido da Conceição Evaristo da Bahia, devido a sua trajectória de Luta, e também encabeçada pelo seu Projecto Agdá, que abraça a juventude com actividades culturais e educativas, como uma opção de interactividade e entretimento, buscando através do conhecimento e da Educação dar suporte ao Povo Preto, Pobre da Periferia.

"A cada curva da palavra impressa, movimento meus braços na trilha de fazeres fortes". Ela dar as boas vindas ao público leitor, dando sustentação ao seu empoderamento, diante da força da palavra. "Cada poema da obra deve ser lido com a devida atenção,pois as palavras da poeta feirense apontam para o abismo e tentam nos afastar dele, acolhendo-nos!". Escreveu Dr. João Edson Rufino, professor do Instituto Federal da Paraiba.

Ela que tem sido muito requisitada pelas editoras brasileiras e até do exterior, lançou recentemente o livro de poesias "O Levante da Fênix" pela Editora africana Òmnira (de Angola), em seguida lança "P/ O Homem da Rua K", pela Editora soteropolitana D'quebrada. Agora, a convite da Editora Malê, durante a FLIPELOU - Festa Literária Internacional do Pelourinho, vai estar na Casa do Benin (Rua Padre Agostinho Gomes, 17 - Pelourinho, Centro de Salvador), na sexta-feira (11/08), às 18 horas, em sessão de autógrafos para o seu público leitor, estando ela sendo vista e considerada uma das maiores poetas da nova geração da poética negra brasileira.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑