Estudantes do 6º ao 8º ano vão solucionar problemas sobre o tema a partir da jornada de Design Thinking
Crédito: Divulgação
A segurança digital é um assunto atual e muito importante, principalmente com o crescente número de golpes que vêm acontecendo nos meios digitais. Aliada ao propósito de desenvolver competências socioemocionais e cognitivas a partir da resolução de desafios reais presentes na sociedade, a ACBEU Maple Bear realizará um Hackathon sobre o tema, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, com os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é estimular os alunos a pensar em ideias e ações para solucionar problemas relacionado à segurança digital.
O Hackathon é uma maratona hacker onde os alunos participam de desafios e trabalham, de forma colaborativa, em resoluções minimamente viáveis para problemas reais. No decorrer da maratona de design e programação, os alunos serão orientados pelos professores Maple e por equipe da Foreducation Edtech, 1ª Google Partner da América Latina, focada no uso de tecnologias em sala de aula, inovação educacional e fluência digital para centros de ensino.
O primeiro dia da maratona contará com a fase Sprint do Hackathon, onde os alunos terão um período de 10 horas para desenvolver um protótipo da solução desenhada. Esse é o momento em que os participantes fazem pesquisas, entrevistas e levantam informações que vão ajudá-los na compreensão do tema e na elaboração das soluções.
No segundo dia do evento, os hackers vão criar um protótipo da solução que encontraram, usando um Tinkercad, para então construir um modelo concreto, usando materiais recicláveis e escolares básicos, como papel, tinta e cola.
O último dia do evento é destinado às apresentações para os avaliadores e para os familiares presentes, são 3 minutos para cada projeto. Serão premiados os grupos que conquistarem os três primeiros lugares.
“As parcerias são muito importantes para qualquer eixo da ACBEU. Nesse Hackathon, por exemplo, a colaboração da Foreducation Edtech, que é uma empresa parceira do Google, vai nos permitir ter acesso às principais ferramentas e plataformas dessa gigante multinacional. Além disso, mensalmente, esses parceiros oferecem treinamento para toda a equipe de professores da instituição”, revela o superintendente ACBEU, Ticiano Cortizo.
Diretora da ACBEU Maple Bear, Marcia Schwartz, explica a escolha de um projeto nos moldes do Hackathon. "Esse é um formato que possibilita aos estudantes pensarem soluções para além da sala de aula, conectando-os com os problemas da nossa sociedade. É muito importante que os alunos possam refletir sobre temas transversais ao currículo básico e ampliar o seu repertório argumentativo", finaliza Schwartz.
0 comentários :
Postar um comentário