Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Seleções oferecem 427 vagas em assentamentos da Bahia

 
Seleções que oferecem 427 vagas em assentamentos da Bahia têm novas datas de inscrição 

   

Os 14 processos seletivos para preencher 427 vagas em assentamentos baianos tiveram as datas das inscrições modificadas, de acordo com editais publicados no decorrer desta semana, no portal do Incra. Trata-se do maior certame realizado, de uma só vez no Brasil, com o intuito de contemplar cidadãos com acesso à terra e às políticas públicas do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).  


As aberturas das inscrições começam a partir de 8 de agosto. Para cada assentamento existe uma data específica e um local para os interessados se inscreverem – em geral, em prefeituras ou secretarias de agricultura.  


A recepção dos documentos será efetuada apenas de maneira presencial por equipes do Incra. Os horários são fixos, sempre das 8h às 16h, exceto sábados, domingos e feriados.  

 


Datas das inscrições  


Em seis assentamentos as inscrições ocorrem entre os dias 9 e 23 de agosto. São eles: Fazenda Curitiba, no município de Iramaia, que disponibiliza 68 vagas; Curicaca, em Bom Jesus da Lapa, com 61 vagas; Robertão e Nova Jerusalém, ambos no município de Una que oferecem, respectivamente, 21 e 15 lotes; Pancadinha, situado em Almadina, com 14 vagas; e, por fim, o Primavera, em Mascote, com seis lotes.  


Entre 8 e 22 de agosto, uma equipe do Incra recepcionará as documentações dos interessados em preencher as 43 vagas da área de reforma agrária Dois Riachões, situada entre Ibirapitanga e Maraú. Entre 24 de agosto e 7 de setembro será a vez de inscrever os candidatos às 40 vagas do assentamento Rubi I e Rubi II, em Santa Cruz Cabrália.   


Para dois assentamentos localizados no município de Pedro Alexandre: Campo Alegre I e Nossa Senhora Aparecida I, que disponibilizam, respectivamente, 38 e 17 lotes, as inscrições serão efetuadas entre 16 e 30 de agosto.   


Já o processo para preencher as 38 vagas do Lagoa da Serra, em Oliveira dos Brejinhos, acontece entre 28 de agosto e 11 de setembro. Os interessados por uma das 23 vagas da área de reforma agrária Zantinha/Maíra, em Sítio do Quinto, poderão se candidatar de 13 a 27 de setembro.  


 

As inscrições para as 16 vagas do Maria Simões, em Juazeiro, e as 27 vagas do Jacob Guerra, que fica entre Canudos e Uauá, estão previstas para ocorrerem, simultaneamente, entre 12 e 26 de setembro. As datas e locais serão confirmadas com a publicação de um edital de retificação a ser publicado nos próximos dias.  


Documentações 

Todos os participantes do processo seletivo precisam estar cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal. Devem apresentar os documentos exigidos pelos editais, tais como: o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o documento de identificação civil com foto, que pode ser Carteira de Identidade, ou Carteira de Trabalho, ou Carteira de Motorista. 


É essencial comprovar a situação civil: solteiro, casado, união estável ou viúvo.  A omissão nesse quesito pode levar a exclusão do processo seletivo. Também são exigidos os extratos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e do CadÚnico. O candidato ainda precisa apresentar os documentos oficiais dos demais componentes da unidade familiar que constam no extrato do CadÚnico.  


 Critérios  

A seleção é feita em diversas etapas, nas quais são analisadas as documentações apresentadas pelos interessados. Estes são classificados de acordo com os critérios de elegibilidade, apontados na Instrução Normativa (IN) do Incra de nº 98 de 2019. Entre eles, encontra-se o critério de pontuação para mulheres que são chefe de família.  


A unidade familiar que, por mais tempo, reside no município em que está localizado o assentamento, ou em municípios vizinhos, recebe mais pontos. Também pontua mais quem apresenta experiências em atividades do campo. Contudo, todos os critérios exigem comprovação, de acordo com a determinações legais.  


Segundo o superintendente regional do Incra/BA, Carlos Borges, o processo seletivo objetiva promover o acesso à terra de forma democrática e proporcionar a melhoria das condições de vida das famílias. 


Borges destaca que a reforma agrária possibilita aos assentados participarem de políticas públicas como Crédito Instalação, Pronaf A, programas do governo federal de aquisição de alimentos da agricultura familiar, Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) da Bahia e benefícios previdenciários, entre outros. “Ainda impulsiona o desenvolvimento agrícola e socioeconômicas das regiões contempladas”, considera o gestor. 


 


Mais informações 


Acompanha abaixo os locais de inscrições: 


 


Municípios 


Assentamento 


Vagas 


Locais de Inscrição 


Datas 


Iramaia 


Fazenda Curitiba 


68 


Secretaria de Agricultura - Rua Bela Vista de Cima, s/nº - Centro - I 


9 a 23 de agosto 


Ibirapitanga 


Conjunto Dois Riachões 


43 


Secretaria de Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente - Praça Manoel Jorge e Silva, s/n – Centro - Ibirapitanga 


8 a 22 de agosto 


Una 


Robertão 


21 


Secretaria de Agricultura 


Praça Dr. Manoel José Pereira de Almeida, s/n  


9 a 23 de agosto 


Nova Jerusalém 


15 


Mascote 


Primavera 



Secretaria de Agricultura- Rua Alberto Lima de Carvalho, s/n, Centro 


9 a 23 de agosto 


Almadina 


Pancadinha 


14 


Prefeitura de Almadina 


Rua Euzébio Ferreira, Nº 26 


9 a 23 de agosto 


Santa Cruz Cabrália 


Rubi I e Rubi II 


40 


Secretaria de Agricultura 


Avenida Paulo Souto, s/n 


24 de agosto a 7 de setembro 


Bom Jesus da Lapa 


Curicaca 


61 


Unidade Avançada do Oeste Baiano: Rua Anísio Teixeira, 63 - bairro Amaralina  


9 a 23 de agosto 


Oliveira dos Brejinhos 


Lagoa da Serra 


38 


Secretaria de Agricultura 


Praça Góis Calmon, 223 – Centro 


28 de agosto a 11 de setembro 


Pedro Alexandre 


Nossa Senhora Aparecida I 


17 


Secretaria de Saúde - Rua Antonio Pereira dos Santos, s/n 


16 a 30 de agosto 


Campo Alegre I 


38 


Sítio do Quinto 


Zantinha / Maíra 


23 


Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Sitio do Quinto - Rua Sargento Brigidio, nº58 


13 a 27 de setembro 


*Canudos e Uauá 


Jacob Guerra 


27 


Ainda não há local confirmado 


12 a 26 de setembro 


*Juazeiro 


Maria Simões 


16 


Unidade Avançada Especial do Sertão - Av. da Integração, 412, Bairro Jardim Colonial

Petrolina (PE) 


 12 a 26 de setembro 


 


* As datas das inscrições do Jacob Guerra e Maria Simões serão republicadas nos próximos dias.       




Fotos ilustrativas de outras áreas de reforma agrária da Bahia. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑