Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Solve For Tomorrow Brasil

 
Solve For Tomorrow Brasil: conheça alguns dos projetos da região Nordeste que foram destaque na última edição do programa


Com inscrições abertas para a 10ª edição, programa global de cidadania corporativa da Samsung premiou estudantes do Ceará, Maranhão e Bahia no ano passado


São Paulo, 06 de julho de 2023 – O Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, premiou em sua 9ª edição alunos e professores de três estados do Nordeste do país, tornando esta região a de maior destaque no programa em 2022. O Solve For Tomorrow é conhecido por estimular estudantes e educadores da rede pública de ensino ao desenvolverem soluções inovadoras para atender demandas reais da sociedade por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Veja abaixo quais foram os protótipos do Nordeste premiados no ano passado e inscreva-se para a 10ª edição do programa.


 


Nordeste no Solve For Tomorrow Brasil 


Em primeiro lugar entre os Vencedores Nacionais, o grupo de três alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, em Cascavel, Ceará, foi destaque no Solve For Tomorrow em 2022. A equipe orientada pela professora Heloina Lopes Capistrano apresentou um protótipo para combate às arboviroses por meio de cápsulas biodegradáveis. Na prática, quando colocadas em contato com a água parada, essas cápsulas, produzidas com pinhão roxo e resina do cajueiro, liberam biocompostos capazes de combater a proliferação de mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, que é responsável pela dengue. 


Com um protótipo de Horta Magnética, os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro, Maranhão, foram vencedores em duas categorias do Solve For Tomorrow Brasil 2022. Orientados pela professora Vanessa Campos Almeida, os cinco estudantes da equipe criaram uma horta magnética para auxiliar no processo de plantação da escola, já que a primeira horta da instituição havia sido comprometida pelas chuvas sazonais intensas na região em 2021. A equipe ficou em 3º lugar entre os vencedores nacionais e foi uma das mais votadas pelo Júri Popular. 


O Centro Territorial De Educação Profissional Do Sisal II, em Araci, Bahia, comemorou a vitória dos cinco alunos que foram premiados com um protótipo de luvas produzidas a partir do bioplástico feito com o sisal. Na ocasião, a professora orientadora do grupo, Pachiele da Silva Cabral, explicou que o projeto foi pensado como uma alternativa para reduzir a produção de lixo em ambiente laboratorial, além de atender o aumento da demanda por equipamentos de proteção individual (EPIs) que marcou o período de pandemia. 


“O Nordeste é uma região sempre muito presente nas edições do Solve For Tomorrow. São muitas as participações de destaque dos estados que fazem parte desta região desde a primeira edição do programa no Brasil, em 2014”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos ansiosos para conhecer os projetos da 10ª edição e as expectativas são altas em relação às equipes do Nordeste, pois são sempre muito criativas e engajadas com o programa”. 


“Contamos todos os anos com projetos criativos e bem fundamentados desenvolvidos por estudantes e docentes da região Nordeste. São propostas alinhadas aos desafios reais do território ”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow Brasil. “Temos certeza de que na 10ª edição veremos novamente grandes ideias produzidas em escolas públicas da região.”

 


Inscrições para a 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil 


Os interessados em participar da décima edição do Solve For Tomorrow podem se inscrever até o dia 12 de julho pelo site 

https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. É necessário que as equipes inscritas sejam compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 estudantes do ensino médio. Clique aqui ou acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br/como-participar para mais detalhes sobre as inscrições. 


A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec. 


Para saber mais sobre o programa, acesse o site oficial ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube. Essas e outras novidades sobre a Samsung também podem ser acessadas na Samsung Newsroom Brasil.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑