Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Vacinação Antirrábica deve vacinar 249 mil cães e gatos


 Campanha de Vacinação Antirrábica deve vacinar 249 mil cães e gatos em Salvador 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, na segunda-feira (31), mais uma edição da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de Salvador. O foco da mobilização, que acontecerá até o dia 8 de setembro, tem como tema “Proteja seu Amiguinho com uma Dose de Amor” e visa oportunizar e garantir acesso à dose através da oferta em pontos estratégicos da capital baiana para evitar o contágio da raiva entre animais. A meta é imunizar 249 mil caninos e felinos na cidade. 


A estratégia de intensificação tem como objetivo proteger os cães e gatos a partir de três meses de idade, e conta com mais de 90 locais de imunização pela cidade. Ao longo do mês, estão sendo disponibilizados pontos itinerantes, drive-thru, pontos fixos em centros comerciais com grande circulação, além das 100 salas de vacina nos postos de saúde. 


No ponto itinerante do Engenho Velho da Federação, o autônomo Emerson Son, de 42 anos, levou o cão pinscher Tico para vacinar. “Fiquei sabendo da ação mais cedo, quando passei com minha esposa, aí aproveitei e fui pegar Tico para vacinar. É uma maravilha poder proteger a ele, a nós e as outras pessoas”. 


Já a manicure Cláudia Lima, de 40 anos, ficou sabendo da iniciativa através de uma vizinha. Ela levou a também pinscher Belinha, de dois anos, para vacinar. “Assim que vi, corri pra buscar Belinha. Essa vacina é importante para a saúde dela.”. 


“Mudamos a estratégia em 2023, com mais duplas itinerantes na cidade e vacinação também nas unidades de saúde. A raiva é uma zoonose que pode causar letalidade e, a partir do momento em que o tutor vacina o animal, ele protege não só o seu cão ou gato, mas também a família, a comunidade. A população tem que ter a consciência que é uma corresponsabilidade, é o município ofertando a vacina e a população indo aos postos”, ressalta a chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), Danielle Dantas.  


Locais de vacinação e orientações – A lista de postos itinerantes e unidades de saúde que aplicam a vacina antirrábica pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br. Nas unidades de saúde, a vacinação acontece sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. 


O sistema drive-thru e os pontos fixos em centros comerciais serão iniciados neste sábado (5) e domingo (6). Serão cinco shoppings e uma instituição de ensino superior envolvidas. A divulgação com endereço e horários será realizada em breve. 


Para o sistema drive-thru, os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação 


Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑