Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Campanha de comunicação para conscientizar motociclistas

 
Prefeitura de Salvador lança campanha de comunicação para conscientizar motociclistas


Foto: Divulgação


Os perigos do excesso de velocidade cometida pelos motociclistas é o principal foco de uma campanha de comunicação lançada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A ação contou com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre até o próximo domingo.


Um vídeo mostra um motociclista excedendo a velocidade nas ruas da capital baiana. A imprudência não acaba bem e resulta num acidente fatal. Com intuito de humanizar os dados, a campanha alerta que o motociclista vitimado não é apenas um número, mas que deixa uma família entristecida. A campanha será lançada na TV aberta, rádio, jornais de grande circulação, sites noticiosos e nas redes sociais.


“Os motociclistas ainda são a categoria que mais nos preocupam no trânsito. Nos últimos anos vimos
crescer um número desses condutores, principalmente atuando para aplicativos de entrega. Então, queremos sensibilizá-los a adotarem posturas responsáveis nas ruas. A imprudência de um condutor coloca em riscos diversas vidas”, alerta Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.


Dados – De janeiro a julho deste ano, 27 motociclistas morreram em decorrência de sinistros de trânsito na capital baiana. No mesmo período de 2022, a Transalvador registrou 23 ocorrências do tipo. Os dados dos primeiros sete meses de 2023 revelam, ainda, que a Av. Luís Viana Filho, a Paralela, é a via onde mais acidentes envolvendo motos são registrados: 122 sinistros, sendo um com morte. Em seguida aparece a Av. ACM, com 78 acidentes com feridos e a Av. Octávio Mangabeira, com 47 acidentes, sendo um com morte.


“Se compararmos os números de antes pandemia com os mais recentes, vemos uma queda nas ocorrências. Mas, a mortalidade ainda se mantém estável. Isso mostra que os sinistros estão sendo mais graves. O excesso de velocidade tem uma grande contribuição para essa letalidade. Quanto mais rápido estiver, maior o risco de acidentes com morte”, explica Martins.


Em 2019, foram registrados 2.736 acidentes envolvendo motos em Salvador, sendo 59 com mortes. Esse número caiu em 2022 para 2.027 acidentes do tipo, desse total, 57 foram com vítimas fatais.


Tainá Costa, gerente sênior de Comunicação da Vital Strategies, parceira da Bloomberg, explica que esses dados e um teste de mensagem desenvolvido pela entidade feito com os motociclistas auxiliaram na concepção da campanha. “Para desenvolver esta campanha, começamos com uma análise de dados em que identificamos que os motociclistas estão no grupo dos mais vulneráveis aos sinistros de trânsito em Salvador. Eles também são os mais propensos a sofrer ferimentos graves ou até mesmo perder a vida. A partir disso, conceitos e mensagens foram testados em grupos focais, e assim identificamos a abordagem que teve o maior impacto. Importante ressaltar que a campanha vai ser coordenada com operações de fiscalização para potencializar o impacto na mudança de comportamento”, diz a gerente.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑