Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Campanha faz alerta sobre cuidados no uso de lentes de contato

 
Campanha faz alerta sobre cuidados no uso de lentes de contato em meio a alta no número de usuários


Setembro Safira completa 3 anos reforçando uso correto das lentes e com o lançamento do primeiro livro da porta-voz, Dra. Claudia Del Claro




O uso de lentes de contato segue crescendo no Brasil. Segundo pesquisas recentes, o número de usuários saltou de 3 milhões para 3,7 milhões em 2023. O mercado espera, ainda, crescer 2,5% nos próximos 5 anos – ao todo, estima-se que 40 milhões de pessoas em todo país precisam de correção visual, de acordo com o IBGE. Em meio à popularização, porém, também chegaram ao público casos como o da influencer Lilian Melchert, que contraiu uma infecção chamada Ceratite de Acanthamoeba por conta do uso inadequado das lentes. A doença é provocada por uma ameba que causa ulcerações dolorosas na córnea. 


“O mau uso das lentes pode trazer sérias complicações, principalmente as ceratites, como no caso. Infecções que podem ter consequências devastadoras aos olhos, como a limitação da visão por conta das cicatrizes causadas pelas feridas. Se extensas, elas ainda podem levar ao transplante de córnea ou até mesmo à perda do globo ocular”, afirma a oftalmologista Claudia Del Claro, chefe do Departamento de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis e porta-voz da campanha Setembro Safira.





A ação, que está em seu terceiro ano e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e a colaboração de profissionais da área de norte a sul do país, tem o objetivo de conscientizar os usuários de lentes de contato sobre os cuidados necessários para evitar complicações oculares e até mesmo a cegueira pelo uso inadequado das mesmas. Cuidados esses que a especialista também compartilha em seu canal de YouTube, o maior de oftalmologia do Brasil, que conta com uma audiência de mais de 600 mil pessoas mensalmente e vídeos educativos que ultrapassam as 25 milhões de visualizações. 


Dados do CDC, Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mostram que de 80% a 90% dos usuários têm maus hábitos ao usar lentes de contato. Nos consultórios do Brasil, os médicos relatam os mesmos índices. Os principais erros são o não descarte dentro do prazo de validade, molhá-las na água do chuveiro, da piscina ou do mar, a falta de higiene e o não uso de produtos adequados para a desinfecção diária.


 Para orientar os usuários quanto ao uso correto das lentes de contato, a campanha disponibiliza para consultórios, clínicas de oftalmologia e para a população em geral a cartilha “10 Mandamentos Setembro Safira”, acessível também no site oficial da ação:



“Pelas Lentes do Coração”


O Setembro Safira 2023 também trará novidades. Estreando como autora, Dra. Claudia Del Claro lançará seu livro, ‘Pelas Lentes do Coração’, na abertura da campanha. Contando a história de dois adolescentes que usam óculos e suas lutas contra o bullying e a descoberta de um novo mundo através das lentes de contato, a especialista busca com a obra promover o debate sobre o impacto emocional e mental em pessoas que têm dificuldade de aceitar sua autoimagem com os óculos e por isso sentem vergonha, insegurança e, de quebra, podem sofrer bullying dos colegas. O livro tem foco especial em adultos jovens e adolescentes, além de pais, educadores e profissionais de saúde. 


O lançamento oficial do livro é no dia 5 de setembro, em Florianópolis. No dia 10, a autora estará na Bienal do Livro 2023, no Rio de Janeiro, como convidada da editora All Print para promover a obra. “É uma honra estar em um dos maiores eventos literários do mundo e poder levar ‘Pelas Lentes do Coração’ aos mais de 600 mil visitantes esperados para a feira”, finaliza. O último de lançamento será no dia 13 de setembro, às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.


 Sobre Setembro Safira


A campanha Setembro Safira foi criada com o propósito de conscientizar e educar a população sobre os cuidados essenciais ao usar lentes de contato. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e a colaboração de profissionais da área de norte a sul do país. Com uma cartilha de “10 mandamentos”, o objetivo é mobilizar os usuários a adotarem hábitos corretos, prevenindo possíveis complicações oculares e até mesmo a perda da visão, e também de proporcionar uma melhor experiência, que garanta todos os benefícios das lentes. O nome Setembro Safira foi escolhido por conta do significado simbólico da pedra preciosa, que representa a sabedoria, refletindo a intenção de não apenas informar, mas também ensinar o uso adequado das lentes de contato.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑