Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Ortopedista explica como evitar a "Síndrome do Pescoço de Texto"


Dr. Bruno Fabrizio, ortopedista especializado em cirurgia endoscópica, alerta que o problema ocorre devido ao uso excessivo de  eletrônicos 


O uso excessivo de eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, pode afetar a coluna de várias formas devido à postura inadequada e ao tempo prolongado gasto em frente a esses dispositivos. 


De acordo com o ortopedista Bruno Fabrizio, especializado em cirurgia endoscópica, revela que a má postura ao usar as telas pode gerar problemas a longo prazo.  “Ao usar esses dispositivos é comum curvar-se para a frente, inclinar a cabeça para baixo ou arredondar as costas o que pode causar tensão excessiva na coluna vertebral e nos músculos que a suportam”, alerta. 


O ato de inclinar a cabeça para olhar a tela de um smartphone ou tablet pode aumentar significativamente a pressão sobre a coluna cervical. “Isso pode levar a problemas como a ‘síndrome do pescoço de texto’, que pode causar dor no pescoço, ombros e cabeça”, conta. 


Digitar em teclados ou tocar em telas sensíveis ao toque por longos períodos de tempo pode levar a lesões por esforço repetitivo, de acordo com o especialista. “Diante deste quadro, pode ocorrer a síndrome do túnel do carpo, que também  afeta os pulsos e pode se espalhar para os ombros e pescoço”, afirma. 


O uso excessivo de eletrônicos muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário, em que as pessoas passam longos períodos de tempo sentadas. “Isso pode enfraquecer os músculos das costas e contribuir para a má postura, o que pode levar a dores nas costas”, explica. 


Fabrizio também alerta que o uso demasiado de telas, principalmente em ambientes mal iluminados, pode levar à fadiga ocular e à necessidade de inclinar-se para frente ou curvar-se sobre a tela, o que pode afetar negativamente a postura.


O doutor Bruno dá dicas de como manter uma boa postura. “Sentar-se e posicionar-se de forma ergonômica ao usar dispositivos eletrônicos pode ajudar a reduzir a tensão na coluna. Use suportes para laptops, cadeiras ergonômicas e mantenha a tela na altura dos olhos”, orienta. 


Utilizar as telas fazendo pausas também é uma saída para dar um descanso para a coluna. 


“Levante-se e estique-se a cada 30 minutos ao usar eletrônicos por longos períodos. Isso ajuda a aliviar a pressão sobre a coluna e os músculos”, garante. 


O especialista também recomenda exercícios de fortalecimento muscular e alongamento para ajudar a manter a saúde da coluna vertebral e dos músculos circundantes. Fabrizio também orienta para que as pessoas mantenha uma distância apropriada das telas.“Ajuste o brilho e o contraste para reduzir a fadiga ocular”, conclui. 


*Bruno Fabrízio é Formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis e possui residência em Ortopedia e Traumatologia. É especializado em cirurgia endoscópica da coluna vertebral e procedimentos minimamente invasivos para o tratamento da dor. Foi chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Lourenço Jorge 2019-2023 e diretor médico   do Hospital do Amparo Feminino entre 2020 e 2022. Atualmente, é diretor médico da Clínica Dr Bruno Fabrizio desde 2007. Para mais informações, acesse  @brunofabrizio  


Imagem tuasaude

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑