Ação promovida pelo Grupo Civil, em parceria com o Instituto Amaralimpa, terá como ponto principal a coleta, identificação de lixos e diálogo com comerciantes e frequentadores sobre os cuidados com o meio ambiente
Crédito: Divulgação
As praias são parte importante da beleza, lazer e turismo de Salvador. Porém, o aumento da poluição e descarte de lixo nesse ambiente, muitas vezes feitas pelos próprios frequentadores, tem gerado um alerta para a necessidade de preservação das praias e das espécies marinhas.
Assim, o Grupo Civil, em parceria com o Instituto Amaralimpa, desenvolveu uma ação conjunta com o propósito de promover a conscientização ambiental e contribuir para o crescimento sustentável da comunidade local. A ação, que acontece neste sábado (02.09), a partir das 7h30, terá como base a coleta de resíduos partindo da Arena Aquática, no bairro da Pituba, até a praia de Amaralina.
Luciana Pimentel, coordenadora do Instituto Amaralimpa, explica que, ao todo, 30 funcionários do Grupo Civil e 20 voluntários estarão divididos em diversas funções que vão muito além do que uma simples coleta e retirada de lixo desses espaços. “Teremos a equipe de coleta, que vai caminhar na areia da praia fazendo a retirada do lixo, a equipe de abordagem, que vai dialogar com as pessoas que frequentam a praia e também com os comerciantes que possuem negócios por lá. Teremos ainda a equipe de triagem, responsável por verificar o tipo de lixo presente na área, e a de pesagem que fará o quantitativo de lixo que foi retirado”, destaca a coordenadora.
Para Fabrício Bezerra, Engenheiro do Grupo Civil, a ação reflete a missão e o comprometimento do grupo com as causas ambientais e a participação em programas e ações que promovam a conscientização sobre essas questões. "A preservação ambiental é uma causa que deve ser abraçada por toda a comunidade. Para isso, estamos sempre em busca do diálogo com instituições e parcerias quem ampliem esse senso de coletividade na busca por um objetivo compartilhado. Ações como esta estão no cerne do propósito e dos valores do Grupo Civil", afirma.
A ideia da ação conjunta surgiu a partir de um convite feito pelo Grupo Civil para a realização de uma palestra sobre reaproveitamento de material e sustentabilidade. A empresa irá fornecer também Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), sacos de lixo e café da manhã para os participantes.
“A partir do convite, criamos algumas metas de reduzir a presença de lixo nesse território mapeado para coleta. A gente já tem um resultado significativo, principalmente com as abordagens que o Amaralimpa faz com os frequentadores da praia e comerciantes, sem contar nas ações de distribuição de plaquinhas de lembrete e sacos plásticos para o descarte do lixo”, ressalta Luciana Pimentel.
0 comentários :
Postar um comentário