Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Centros públicos participam da 13ª edição da Festa do Licuri, em Capim Grosso


 Centros públicos participam da 13ª edição da Festa do Licuri, em Capim Grosso


Com o propósito de impulsionar e estimular a população na melhoria da qualificação da produção, comercialização e consumo dos derivados do licuri, a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES -  promove a 13ª Edição da Festa Estadual do Licuri, que acontece em Capim Grosso, de 27 a 29 de outubro, na sede da cooperativa.  


Está previsto a participação de 165 Empreendimentos Econômicos Solidários dos Centros Públicos de Economia Solidária – Cesol. Além de expor e comercializar produtos oriundos da política pública de economia solidária, executada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os grupos, associações e cooperativas terão acesso a ações relevantes na estratégia de impulsionar a produção e consumo dos derivados do licuri. 


De acordo com Efson Lima, coordenador de Assistência Técnica e Inclusão Socioprodutiva da Superintendência de Economia Solidária da Setre, o evento tem programação voltada para os benefícios e o resgate de receitas com o licuri, bem como de outros alimentos que são tradicionais da região. Entre as atividades constam produção de receitas, rodas de conversa, oficinas, cantigas de roda mediada pela nutricionista Veranúbia Mascarenhas, uma das colaboradoras do Cesol Bacia do Jacuípe.  


Com o público estimado em 10 mil pessoas, e beneficiando 413 agricultores extrativistas do licuri, a festa reúne agricultores e entidades parceiras dos diversos municípios. As edições da festa do licuri ocorrem desde 2008, sempre na zona rural, em meio aos licurizais. O Cesol Bacia do Jacuípe faz parte da coordenação geral da festa. Ao todo são quatro Centros envolvidos: Cesol Bacia do Jacuípe, Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Cesol Portal do Sertão.  


O Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Junior, diz que o momento é de valorização de uma das principais cadeias de produção do estado da Bahia.   


“São ações relevantes que contribuem para o impulsionamento da produção e comercialização do licuri e seus derivados e isso tudo com a participação, colaboração efetiva do Governo da Bahia, por meio do Cesol em prol da geração de renda em nosso estado”, enfatizou o superintendente. 

 


O LICURI  


Em 2018 o coquinho típico da caatinga, o licuri, tornou-se Patrimônio Biocultural dos Povos da Caatinga por meio da lei estadual nº 13.908/2018. Após este reconhecimento, ele vem tendo notoriedade no mercado nacional, com a dedicação de produtores e do Governo da Bahia no trabalho de formação e conscientização da importância de preservar a caatinga, cuidar e usar racionalmente esse patrimônio tão necessário e estratégico para a conservação dessa cultura. 

 


Serviço:


Data: 27 a 29 de outubro 


Local: Sede da Coopes - Avenida Airton Senna 731, Bairro São Luiz – Capim Grosso 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑