Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Festival da Cerâmica Maragojipinho divulga programação de shows


 Festival da Cerâmica Maragojipinho divulga programação de shows com Lenine, Jau, Roberto Mendes e Sued Nunes


Depois de Salvador, o Festival da Cerâmica Maragogipinho, que acontecerá de 13 a 19 de novembro, será apresentado para os artesãos, lojistas, oleiros e autoridades, na próxima segunda-feira (30/10), às 14 horas, na Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho – AAMOM, em Maragogipinho, distrito de Aratuípe. A novidade é a programação musical, já confirmada com os shows de RobertoMendes e Jau (17/11),Sued Nunes e Lenine (18/11).


Considerada a principal atração do Festival, a cerâmica artesanal, criada por mestras e mestres, artesãs e artesãos, vai contar com espaços para comercialização e exposição. Além das atrações musicais e culturais, estão programadas também rodada de negócio, painéis e oficinas de capacitação e caravana de cadastramento de artesãs e artesãos.


Um marco para a comunidade do maior polo ceramista da América Latina, com aproximadamente 150 olarias, o Festival da Cerâmica Maragogipinho entra para o calendário cultural da Bahia. A ideia de criar um evento oficial tem como principal objetivo apoiar os artesãos, proporcionando um espaço direto para a venda de seus produtos, além de fomentar o turismo, atrair compradores e contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.


"O Festival faz parte de política de valorização do artesanato da Bahia, um compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da marca Artesanato da Bahia, contribuindo para geração de renda e afirmação de nossa identidade cultural", afirma Juremar Oliveira, secretário em exercício do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).


Durante o Festival, os visitantes poderão adquirir peças decorativas e utilitárias na Feira, lojas e nas olarias,com destaque para as louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, entre outros. São características marcantes da cerâmica de Maragogipinho os desenhos de influências indígenas, geométricas e florais, criados pela pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila em vermelho, e tabatinga, de tom branco.


O Festival da Cerâmica Maragogipinho é uma iniciativa do Governo da Bahia por meio do Programa Artesanato da Bahia da Setre em parceria com as Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur), Prefeitura de Aratuípe e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)


“A realização deste Festival é, antes de tudo, a realização de um sonho da comunidade que sente pela primeira vez um grande reconhecimento da importância da atividade ceramista de Maragogipinho. A cidade é um espaço inigualável, sob o ponto de vista da grande quantidade e variedade de produtos em cerâmica que são fabricados ali. É uma cultura com mais de 200 anos de história de uma comunidade que vive basicamente da sua relação com a produção da arte ceramista”, comenta Antônio Marcos Araújo, prefeito de Aratuípe.


O público do festival vai contar com um mapa informativo sobre as olarias e a rica produção de cerâmica da região, que poderá ser acessado por meio de um QR code. Uma iniciativa inovadora que contribuirá para a divulgação do artesanato local, destacando a diversidade de estilos e técnicas disponíveis.


MARAGOGIPINHO


Distante 71 km de Salvador pela BR-101, o famoso distrito de Aratuípe tem uma população aproximada de três mil habitantes (dados de 2010), a maioria composta por artesãos da cerâmica. As dezenas de olarias locais são responsáveis pela grande produção de cerâmica, uma herança familiar que atravessa gerações. Utilizada desde o século XVIII, a modelagem manual ganhou técnicas mais avançadas com a utilização de tornos manuais e elétricos, e moldes.


Ascom Festival


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑