Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Outubro Rosa Pet: 40 animais para cirurgia de retirada de tumores mamários

 
Outubro Rosa Pet: Prefeitura atende 40 animais para cirurgia de retirada de tumores mamários  


O Outubro Rosa é o mês alusivo à prevenção de câncer de mama em mulheres. No entanto, a campanha também está ativa há anos no contexto da medicina veterinária, com foco em cadelas e gatas. Atenta a importância da detecção da patologia em fase inicial, a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal de Salvador (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), está realizando 40 atendimentos para cirurgia de retirada de tumores mamários, dentro da mobilização Outubro Rosa Pet. Realizados na Clínica Veterinária UPA Animal de Brotas, os procedimentos iniciaram nesta segunda-feira (9) e seguem até quarta-feira (11).   


A recepcionista Carla do Rosário Magalhães, 48 anos, aguardava ansiosa pelo atendimento da cadela Vick, de 10 anos. Ela conta que, há dois anos, a pet apareceu com um caroço na mama e a falta de recursos financeiros impediu a realização do tratamento. “Não tinha como pagar e estou muito feliz em saber que minha bichinha vai ser tratada aqui. Tenho Vick como uma filha e a gente está sofrendo muito. Não tenho nem palavras para agradecer”, disse a tutora, com os olhos marejados.   


A realidade da dona de casa Jéssica Paixão, 31 anos, é bastante parecida. Sem ter como prover o pagamento da cirurgia da cadela Chuchu, de 6 anos, buscou a Dipa e foi beneficiada pelo mutirão. “A gente sabe que a única forma de salvar ela é a cirurgia. Nós não temos dinheiro e graças a essa ação, vamos conseguir a cirurgia da nossa cadelinha que para nós é parte da família”, afirmou.   


Enquanto Chuchu passava pelo atendimento em consultório, a veterinária Naira Reis explicava o porquê da mastectomia ser fundamental na maioria dos casos. “Proporciona um alívio para a cadela ou gata doente, além de ajudar na prevenção e novos tumores. Caso não passem pela cirurgia, tem grandes chances de um agravamento da doença”, explica.    


A coordenadora da ação e assistente da Dipa, Natália Marcelo, fez questão de destacar que a capital baiana é pioneira na ação. “Somos a primeira capital do Brasil a oferecer mastectomia no Outubro Rosa Pet. Todos os animais que estão aqui estão passando pela primeira triagem para identificar se o tumor é bilateral ou unilateral. Em seguida passam por exames de sangue, de imagem e o cardiológico. Por fim, vão para cirurgia, tudo gratuito e com toda a assistência necessária. É importante lembrar que temos essa ação com a simbologia no mês de outubro, mas a diretoria cuida dos animais com diversas outras ações ao longo do ano”, finalizou.    


Triagem e atendimento – O objetivo da campanha é alertar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, além de diminuir casos diagnosticados. Além dos procedimentos cirúrgicos, os animais têm acesso a consultas, exames de imagem como ultrassom e eletrocardiograma, exames de sangue e revisão pós-operatória.    


Para ter acesso às vagas, o tutor encaminhou um e-mail para o endereço diretoria.animal@salvador.ba.gov.br com fotos do tumor, fotos do RG/CPF e comprovante de residência, além de contato telefônico. A triagem foi realizada de forma on-line pelos veterinários da diretoria. Os pets passam por consulta médica, exames e encaminhamento para a cirurgia.   


 


Fotos: Bruno Concha/Secom PMS  

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑