Fórum Brasileiro de Segurança Pública lança plataforma para consulta de dados sobre violência contra a mulher no Brasil
Todas as estatísticas elaboradas pelo FBSP acerca do tema estão acessíveis agora para consulta em ferramenta interativa voltada a profissionais da segurança, pesquisadores, estudantes e jornalistas
Plataforma apresenta séries históricas de ocorrências, mapas interativos e gráficos com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e de pesquisas como a “Visível e Invisível: vitimização das mulheres no Brasil”
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) lançou nesta semana uma plataforma de consulta interativa dos dados de violência de gênero produzidos pela entidade ao longo dos últimos anos. A nova ferramenta disponibiliza dados sobre todos os tipos de violência contra a mulher produzidos pelo FBSP na elaboração dos Anuários Brasileiros de Segurança Pública e da pesquisa Visível e Invisível, a vitimização das mulheres no Brasil. O painel pode ser acessado pelo https://forumseguranca.org.br/painel-violencia-contra-a-mulher/.
Os dados estão organizados considerando as maiores séries histórias disponíveis nos estudos elaborados pelo FBSP, sendo na maioria das vezes possível consultar também estatísticas desagregadas por Unidade da Federação, a exemplo do que ocorre no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
A ferramenta ainda está em versão beta, mas já podem ser consultados dados sobre feminicídios, homicídios de mulheres, lesão corporal dolosa, ameaça, estupro e estupro de vulnerável, medidas protetivas de urgência e ligações para o 190. A ferramenta também traz série histórica sobre a pesquisa Visível e Invisível, que começou a ser produzida em 2017 e já está em sua quarta edição.
Segundo a pesquisadora Isabela Sobral, supervisora do núcleo de dados do FBSP, a ferramenta pode ser um importante instrumento de consulta para profissionais do setor, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e jornalistas. “O usuário poderá utilizar os filtros para visualizar os dados em mapas, gráficos e tabelas. Nossa intenção com a ferramenta foi facilitar o acesso às séries históricas dos dados produzidos pelo FBSP”, explica. “Após 17 anos de atuação, o FBSP dispõe de um banco de dados robusto, que agora poderá ser acessado com mais rapidez”.
A diretora-executiva do FBSP, Samira Bueno, destaca que o painel sobre violência contra a mulher é apenas o primeiro de uma série de iniciativas voltadas a facilitar o acesso das pessoas às informações sobre ocorrências criminais. “Estamos trabalhando para em breve ampliar essa ferramenta a outros temas, cumprindo com uma das missões do FBSP, que é dar transparência aos dados públicos sobre o setor”, conclui.
Sobre o FBSP
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi constituído em março de 2006 como uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública em todo o País. Composto por profissionais de diversos segmentos (policiais, peritos, guardas municipais, operadores do sistema de justiça criminal, pesquisadores acadêmicos e representantes da sociedade civil), o FBSP tem por foco o aprimoramento técnico da atividade policial e da governança democrática da segurança pública. O FBSP faz uma aposta radical na transparência e na aproximação entre segmentos enquanto ferramentas de prestação de contas e de modernização da segurança pública.
0 comentários :
Postar um comentário