Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Projeto apoiado pela Salvamar promove atividades para crianças

 
Projeto apoiado pela Salvamar promove atividades para crianças no próximo sábado (14) 



Uma ação apoiada pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), em parceria com o Projeto Social Salva Itapuã, promove atividades lúdicas para ensinar a crianças e adolescentes noções de prevenção ao afogamento. O evento intitulado "Educar para não se afogar" acontece no próximo sábado (14), das 8h30 às 12h, na Praia do Sesc, em Itapuã. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do número (71) 99298-1724.  


As atividades abrangem um público formado por crianças com idades entre 4 e 14 anos. As dinâmicas programadas para o sábado envolvem concentração, noções de prevenção de afogamento, corridas, simulação de salvamento, cabo de guerra, iniciação à prática do surf, aprendizado de sinais gestuais de afogamento, entrega de certificados e pausa para fotos.    


Mentor e instrutor do projeto, o salva-vidas Ariobaldo Arandiba tem 28 anos de profissão e é o responsável pelas palestras de prevenção a afogamentos, nas quais trabalha em parceria com o filho Dylan, de 11 anos, que atua como monitor nas atividades. "Nossa motivação é ver a alegria das crianças. Do nosso lado, estamos cumprindo o propósito importante de exercer nossa cidadania como salva-vidas", declara.    


Arandiba também representa a Salvamar ministrando palestras nas escolas do município e levando informações sobre a prevenção de afogamentos para os alunos. Ele ensina aos jovens como se comportar na praia, conhecer as sinalizações, cuidados ao tomar banho, sempre ficando longe de pedras, caravelas e águas-vivas, além da necessidade de hidratação e proteção contra os perigos do contato excessivo com a luz solar.  


"Tratamos de todo tipo de prevenção relacionada à praia, com foco principalmente na prevenção de afogamento, seja em praia, piscina ou até mesmo dentro de casa, com bebês. A cada dois dias uma criança morre afogada em piscinas no Brasil, ou mesmo dentro de casa, em banheiras e baldes, vasos sanitários e máquinas de lavar roupa. É isso que eu levo para sala de aula, nesse trabalho que faço nas escolas", completa.    


Projeto – O Projeto Social Salva Itapuã é uma ação social promovida por moradores do bairro e adjacências, em parceria com a Salvamar. Criado em 2020, o projeto realiza palestras de prevenção ao afogamento e dinâmicas em escolas. 


Além disso, promove atividades na praia, com vivências práticas, competições e atividades recreativas e de integração de jovens da comunidade, por meio do Sobrasa Kids – programa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) também sediado no bairro de Itapuã, sob a tutela do Salva Itapuã, contando sempre com a parceria da Salvamar. O projeto fornece material didático e apoio intelectual à equipe que participa das atividades, enquanto a Salvamar fornece instrutores e professores voluntários. 



 


Foto: Otávio Santos/Secom PMS 


/Secom PMS 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑