Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

5 óleos essenciais para uma noite de sono relaxante


Derivados de plantas, esses óleos concentrados ajudam a promover o relaxamento e melhorar o ambiente na hora de dormir


 

Conforme dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), aproximadamente 73 milhões de indivíduos no Brasil sofrem de insônia. Para aqueles que enfrentam uma rotina agitada e repleta de preocupações, alcançar o objetivo de dormir ininterruptamente por 8 horas pode ser um desafio. É nesse contexto que a aromaterapia surge como uma alternativa natural para ajudar na melhora da qualidade do sono. Segundo a aromaterapeuta e sócia-proprietária da Palato Especiarias, Taciana Lisboa, estes produtos são reconhecidos por suas propriedades terapêuticas que não apenas contribuem para induzir o relaxamento, mas também para aliviar o estresse, criando assim um ambiente propício ao descanso.

 

“Os óleos essenciais são poderosos aliados da saúde física e mental. Alguns deles possuem propriedades calmantes, que ajudam aliviar desconfortos, relaxar e reduzir a ansiedade, sendo opções naturais para a promoção do bem-estar e de uma noite de sono mais reparadora”, comenta a aromaterapeuta, que reuniu algumas opções de óleos essenciais especialmente indicados para promover o relaxamento e aprimorar a qualidade do sono:

 

1- Lavanda

Um dos óleos essenciais mais populares no mercado é o de lavanda, uma escolha consolidada na aromaterapia por décadas. Conhecida por sua suavidade e delicadeza, essa essência proporciona uma sensação de bem-estar e é particularmente eficaz no tratamento da insônia e da ansiedade. “A lavanda se destaca como um ativo seguro, recomendado até mesmo para bebês e crianças. Pode ser utilizado em diversas situações, como por exemplo, ao massagear algumas gotinhas do óleo essencial na palma dos pés dos bebês para acalmá-los, estimular o sono e aliviar crises de cólicas”, conta Taciana.

 

2- Camomila

O óleo essencial de camomila pode ser benéfico para aliviar problemas de sono relacionados a preocupações. Devido às suas propriedades calmantes, ele também se torna um excelente recurso no tratamento de irritações na pele, coceiras ou desconfortos que podem interferir no sono. “Outra opção consiste em misturar o óleo essencial de camomila com os de lavanda e ylang-ylang para criar um óleo de massagem poderoso ou utilizá-los em um difusor de ambientes”, complementa.

3- Ylang Ylang

Elaborado a partir da flor de ylang-ylang, a especialista explica que este óleo essencial contribui para o tratamento e controle da insônia e do estresse, oferecendo suporte para lidar com questões emocionais, incluindo depressão e ansiedade.

4- Manjerona

“Com uma fragrância delicada, este óleo essencial é reconhecido como um notável agente relaxante e reconfortante, proporcionando apoio em situações de insônia, ansiedade, nervosismo, estresse e dores de cabeça. Além disso, ele contribui para o relaxamento muscular, favorecendo uma noite tranquila”, explica a aromaterapeuta.

 

5- Bergamota

Com uma fragrância muito agradável, esse óleo essencial é reconhecido pelos seus efeitos relaxantes e antidepressivos e costuma ser indicado para casos de insônia, tensão nervosa e estresse. “O limoneno, componente predominante em sua composição química, induz a um relaxamento profundo quando inalado”, revela Taciana.

 

A Palato Especiarias é referência em produtos naturais e essências na Bahia, com mais de 100 opções em óleos essenciais, sintéticos e essências importadas para automatização de ambientes, além de perfumaria nacional e importada. A rede possui filiais situadas na Ferreira Costa (Paralela), em Itapuã e em Simões Filho.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑