Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Atendimento multidisciplinar da maternidade Frei Justo é destaque

 No mês de atenção à prematuridade, atendimento multidisciplinar da maternidade Frei Justo é destaque


O mês de novembro é reconhecido pela luta em prol da conscientização sobre os riscos da prematuridade. Denominado Novembro Roxo, o marco foi instituído como forma de dar visibilidade a questão e conscientizar a população sobre a importância do pré-natal correto e dos cuidados essenciais aos bebês prematuros ou pré-termos, ou seja, bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação.


Mãe de uma bebê prematura, Poliana Alves, moradora da cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, se apresenta como “mãe de um milagre”. A pequena Esther nasceu de 33 semanas na maternidade Frei Justo Venture, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia gerida pela Fundação Fabamed e deu início a sua luta pela vida, podendo contar com toda a infraestrutura necessária e equipe multidisciplinar auxiliaram mãe e bebê durante toda a trajetória.


“Ao nascer, ela teve dificuldades respiratórias e foi levada para a incubadora, onde permaneceu por seis dias, além de outros cinco dias na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru para ganho de peso. Os dias que ficamos lá foram os mais nublados, a prematuridade costuma chegar sem avisar a pegar a gente de surpresa, até então, eu tive uma gestação tranquila”, alerta a mãe.


No Brasil, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde. Para cuidar dos bebês que precisam de uma atenção especial, a unidade da Sesab gerida pela Fundação Fabamed oferece atendimento de ponta, com os últimos recursos tecnológicos disponíveis, mas sem deixar de lado o principal: carinho e cuidado. No local, a área destinada aos recém-nascidos contam com incubadoras de última geração que garantem o conforto e o tratamento eficaz que os pequenos necessitam após o nascimento precoce.


“Aqui na Frei Justo nós temos uma unidade que é a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais, a UCINCo, em que o bebê prematuro, inicialmente, é recebido, onde podemos dar um suporte ventilatório e todo o suporte necessário para o desenvolvimento pulmonar desse bebê prematuro. Além disso, também realizamos todo o acompanhamento cardíaco e cerebral através da realização de exames como o ecocardiograma para checar se há algum problema cardíaco, e o ultrassom transfontanela, para acompanhar o desenvolvimento cerebral”, explica o coordenador médico da pediatria da Frei Justo, o médico Frank Júnior.


Acompanhamento multidisciplinar


Para garantir o pleno desenvolvimento dos pequenos, um time de profissionais é responsável pelo cuidado, como explica o coordenador médico da Frei Justo. “Desde o nascimento é feito todo um acompanhamento multidisciplinar. Esses bebês são atendidos por fonoaudiólogos que vão ajudar a desenvolver a questão da amamentação e fisioterapeutas que vão auxiliar no desenvolvimento neuromotor”, completa Frank Júnior.


Com 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional, a maternidade oferece ainda serviços de urgência e emergência, além de exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia, atendendo pacientes de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑