Atingidos por Barragens realizam Ato Inter-Religioso no DF neste domingo - data em que a tragédia-crime de Mariana completa 8 anos
Um ato Inter-religioso aconteceu na manhã de hoje (5), na Torre de TV, em Brasília/DF, data que marca os 8 anos da tragédia-crime da Vale/Samarco/BHP Billiton em Mariana (MG). A manifestação é uma das atividades previstas pela Jornada de Lutas por Direitos do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que reúne 2.500 pessoas até dia 7 em Brasília.
Coordenador Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Thiago Alves, destaca que a Jornada de Lutas tem o objetivo de homenagear os mortos e atingidos de Mariana, mas, também, pressionar por justiça e pela repactuação do Rio Doce.
“Estamos lutando no Senado pela aprovação da Política Nacional de Direitos da População Atingida por Barragens - PNAB”. A proposta está em tramitação e deve ser colocada em pauta no próximo dia 7 (terça-feira). O projeto define responsabilidades, formas de reparação e cria, também, mecanismos de prevenção e mitigação de impactos dos empreendimentos com barragens no Brasil. Se sancionada, a lei será considerada um avanço inédito no tratamento dos atingidos no Brasil.
Sobre a tragédia- crime de Mariana
Foram 19 mortos e 1.469 hectares de vegetação destruídos, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APP), segundo o Ibama. A água do Rio Doce - única fonte de abastecimento de cidades como Valadares e Colatina - também foi afetada. Oito anos depois, as consequências socioambientais ainda são contabilizadas. Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelo crime.
Tramita na Justiça da Inglaterra e País de Gales o processo de indenização dos atingidos pelo rompimento da barragem contra a mineradora anglo-australiana BHP e a brasileira Vale. Cerca de 700 mil atingidos pela tragédia-crime - incluindo mais de 10 mil indígenas e quilombolas, empresas, municípios, instituições religiosas e autarquias - estão representados nesta ação, que está prevista para ser julgada em outubro de 2024. O valor total de indenização pedido pelas vítimas é de R$ 230 bilhões. A expectativa da campanha é que o julgamento garanta, enfim, reparação integral e justa às vítimas.
Programação da Jornada de Lutas - “É Tempo de Avançar! Atingidos em luta por direitos”
Programação da Jornada de Lutas - “É Tempo de Avançar! Atingidos em luta por direitos”
Local: Ginásio Nilson Nelson - Brasília, DF, Brasil
Domingo (05/11)
* Manhã: 8h30 - Ato político e Inter-religioso – Revida Mariana-Justiça para Limpar essa Lama, na Torre de TV
* Tarde: 14h - Debate das reivindicações dos atingidos do Brasil
* Noite: 19h - Ato pela paz e em solidariedade ao povo palestino
* Noite: 19h - Projeção no Congresso Nacional
Segunda (06/11)
* 8h - Intervenção teatral nas embaixadas – 08 anos do Crime em Mariana
* 9h às 11h - Seminário: Atingidos no Brasil – Realidade e Perspectivas:
Em tempos de mudanças Climáticas e Transição energética
Com a presença Ministra Marina Silva
* 16h - Ato político com a presença de Ministros de Estado, Parlamentares e Entidades parceiras
Atingidos e atingidas em luta contra o fascismo e por Direitos.
Presença Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida
0 comentários :
Postar um comentário