Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Cerimônia certifica 40 empresas com Selo da Diversidade LGBT+ 2023


 Prefeitura realiza cerimônia para certificação de 40 empresas com Selo da Diversidade LGBT+ 2023


Foto: Lucas Moura / Secom PMS


O Selo da Diversidade LGBT+ 2023, iniciativa da Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), será entregue a 40 empresas baianas que assumiram a responsabilidade de adotar boas práticas de diversidade e inclusão no ambiente empresarial. A cerimônia de outorga acontece na próxima segunda-feira (4), às 9h, no Hotel Mercure, no Rio Vermelho.


O ato terá a participação de secretários municipais, representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da jornalista, youtuber, cantora e coordenadora Municipal da Diversidade da cidade de São Paulo, Léo Áquilla. A banda da Guarda Municipal (GCM) de Salvador anima o evento com música instrumental.


A mesa de abertura terá a presença da titular da Semur, Ivete Sacramento, da secretária da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, e do coordenador municipal de Política LGBT+, Marcelo Cerqueira. A programação segue com a palestra de Léo Áquilla, que aborda o tema “Promover a inclusão LGBT+ nas empresas”. A certificação das empresas ocorre logo após a palestra e terá a participação da promotora de justiça de Direitos Humanos pelo MP-BA, Márcia Teixeira.


O coordenador municipal de Política LGBT+, Marcelo Cerqueira, lembra que o selo foi instituído através do programa previsto no decreto 35.071/2022 e visa reconhecer publicamente as ações de combate à LGBTfobia: “O selo reconhece e estimula práticas no ambiente de trabalho que validam a promoção da equidade, quanto à orientação sexual e de gênero, nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações da cidade do Salvador”, destaca.


Após a certificação, as organizações assumem a responsabilidade de combater práticas LGBTfóbicas no ambiente de trabalho, apresentando propostas que são analisadas por um comitê gestor, formado por entes da sociedade civil e representantes dos órgãos públicos. Cerqueira destaca que o programa reitera a importância de uma equipe plural, como melhoria no processo criativo e de aprendizagem da empresa, gerando maior qualificação dos colaboradores e, consequentemente, aumento de produtividade.


Selo - O selo possui duas categorias, sendo uma delas a de compromisso, voltada para organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade de Salvador. A segunda trata de reconhecimento, e foca essencialmente em micro e pequenas empresas com gestão exclusiva de pessoas LGBT+, com no mínimo cinco funcionários, na sua maioria trans - além de entidades sem fins lucrativos, que lutem pela valorização desse público. Ao todo, foram inscritas 31 empresas para a categoria de compromisso e 16 para a de reconhecimento.


A certificação é concedida pela Prefeitura a partir da análise de um comitê gestor formado por representantes da sociedade, a exemplo da Semur, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec); do Instituto A Mulherada; Universidade Salvador – Unifacs; Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM); Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Grupo Gay da Bahia (GGB), dentre outras instituições.


As dúvidas podem ser solucionadas com a Semur, na Rua do Tesouro, s/n, Edifício Nossa Senhora da Ajuda, 6º andar, através dos telefones (71) 3202-2604 ou 2607 ou e-mail comitegestorselolgbt@gmail.com.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑