Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

OSBA realiza concerto “Um Brinde Brasil-Espanha”

 
OSBA realiza concerto “Um Brinde Brasil-Espanha” com solistas espanhóis, dia 30, no Cerimonial Conceição da Praia


Evento terá participação do pianista Juan Carlos Garvayo e do cantaor flamenco Antonio el Turry, além do violonista paulista João Camarero.


Em uma parceria entre o Instituto Cervantes Salvador, a Embaixada da Espanha e o Governo do Estado da Bahia (por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA), acontece no próximo dia 30 de novembro (quinta-feira), às 19h, no Cerimonial Conceição da Praia (no bairro do Comércio), o concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia “Um Brinde Brasil-Espanha”.


Os ingressos para a apresentação, que celebra a Presidência Espanhola no Conselho da União Europeia, já estão à venda pela Sympla, nos valores de R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).


A apresentação terá a regência do maestro da OSBA Carlos Prazeres e traz compositores e solistas dos dois países no programa: para os solos, teremos o pianista espanhol Juan Carlos Garvayo, o também espanhol cantaor flamenco Antonio el Turry, além do violonista paulista João Camarero, que atualmente integra a banda da cantora baiana Maria Bethânia.


No programa, teremos a apresentação inédita no Brasil de “Allegro-Soleá”, um concerto inovador de flamenco de autoria dos compositores espanhóis Antonio Robeldo e Enrique Morente. Também fazem parte do repertório o “Concerto para Violão e Pequena Orquestra, A. 501”, do carioca Heitor Villa-Lobos; a “Rapsódia Sinfônica” do espanhol Joaquín Turina; além de arranjos sinfônicos para as músicas “Gente Humilde” (composição de Chico Buarque, Garoto e Vinicius de Moraes) e “Foguete” (composta pelos baianos Roque Ferreira e J. Velloso).


Responsável pela escolha da parte brasileira de “Um Brinde Brasil-Espanha”, o maestro da OSBA Carlos Prazeres afirma que o repertório traz uma obra da música de concerto que dialoga com a música popular brasileira, além de clássicos da MPB em arranjos sinfônicos.


“Com o ‘Concerto para Violão e Orquestra’ de Villa-Lobos, apresentamos uma obra que traz influência do choro, estilo tipicamente brasileiro. Além disso, teremos arranjos orquestrais para clássicos da música popular brasileira”, declarou Prazeres.


Sobre o tema da apresentação, o diretor do Instituto Cervantes Salvador, Daniel Gallego Arcas, explica que a cada seis meses, um país da União Europeia assume a presidência do conselho. Assim, as embaixadas espanholas estão celebrando esse acontecimento com atividades musicais e artísticas, nascendo a ideia para este concerto com a Orquestra Sinfônica da Bahia.


“Trazer esse evento cultural para Salvador é motivo de grande orgulho para mim. Com a presença do pianista Juan Carlos Garvayo, que é premiado internacionalmente, do cantaor flamenco Antonio el Turry e da OSBA, vamos fazer um espetáculo lindo”, disse o diretor Instituto Cervantes Salvador.


A realização do concerto “Um Brinde Brasil-Espanha” é uma parceria do Instituto Cervantes Salvador e da Embaixada da Espanha com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), mantenedora da Orquestra Sinfônica da Bahia.


SOBRE A OSBA: Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).


SOBRE O INSTITUTO CERVANTES: O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.


SOBRE ANTONIO “EL TURRY”: Antonio “el Turry” participou de diversos festivais internacionais, incluindo a gala inaugural da Bienal de Sevilha em 2014. Atualmente, ele está gravando seu primeiro álbum, contando com a colaboração de artistas renomados como Jorge Pardo, Jerónimo Maya e outros.


SOBRE JOÃO CAMARERO: João Camarero é compositor e violonista. Colabora com grandes nomes como Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Dori Caymmi, Francis Hime, Mônica Salmaso, Alaíde Costa, entre outros. Com destacada atuação como solista, se apresentou por importantes salas de concerto ao redor do mundo.


SOBRE JUAN CARLOS GARVAYO: Um dos pianistas espanhóis mais ativos e versáteis, Juan Carlos Garvayo é proficiente em música clássica e possui um conhecimento extraordinário do flamenco. Ele é catedrático de Música de Câmara no Real Conservatório de Música de Madrid e recebeu o Prêmio Nacional de Música em 2013, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha.


Fonte: Ascom/Osba

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑