Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Qualificados barraqueiros que atuam entre Patamares e Itapuã

 
Sou Salvador qualifica barraqueiros que atuam entre as praias de Patamares e Sereia de Itapuã 


Os donos de barracas situadas no trecho entre as praias de Patamares e Sereia de Itapuã serão qualificados pelo Programa Sou Salvador, promovido pela Prefeitura de Salvador. As atividades aconteceram durante toda esta quinta (23) e seguem na manhã da sexta-feira (24), no Centro Cultural Malê Debalê, no Alto do Abaeté, beneficiando 113 empreendedores. Outras turmas serão agendadas, totalizando cerca de 1,1 mil barraqueiros capacitados na cidade.  


A iniciativa faz parte das ações empreendedoras realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Com foco no turismo, tem o propósito de oferecer aos barraqueiros um conteúdo programático voltado ao conceito do empreendedorismo, para adoção de procedimentos de higiene e segurança alimentar, cordialidade no relacionamento com o cliente, ética, controle e administração financeira.  


O barraqueiro Eriosvaldo Divino da Cruz, de 51 anos, é conhecido como Bier e possui uma barraca em Jaguaribe há 21 anos. Para ele, a capacitação vai ajudar muito no trabalho. “Quanto mais aprendizado, melhor. É sempre importante ter esse conhecimento, até porque o verão promete, com tenda nova, vai ser muito bom”.  


Aos 44 anos, o barraqueiro André Conceição Antunes é representante da associação e trabalha há 24 anos na praia de Stella Maris. Para ele, este tipo de capacitação é importante e de grande necessidade para os barraqueiros. “Muitas vezes nós, como empreendedores que somos, começamos a lidar com turismo, mas não sabemos como tratar o turista de fato. O treinamento vai melhorar esse diálogo entre permissionário e quem vem de fora e também os locais, com certeza”.   


Formação – O Sou Salvador conta com as seguintes trilhas formativas: Mercado Informal no contexto turístico, comunicação e atitudes hospitaleiras; Hospitalidade – Ética e responsabilidade, nossos direitos e deveres; Fidelização do cliente para garantir a satisfação; Marketing e Vendas; e Educação Financeira.  


A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Maria Eduarda Lomanto, participou da abertura. “Neste momento, chegamos às praias, que era o nosso sonho, já que estamos priorizando todos os ambientes turísticos da cidade. Aqui, os barraqueiros vão aprender não só questões sobre produto e como gerir o dinheiro, mas também a autoestima, de se sentirem representantes da cidade e estejam felizes. Nada melhor do que comprar algo com uma pessoa com um sorriso no rosto, que sabe falar sobre o local onde mora. É um empoderamento para os ambulantes, é trazer uma motivação”.  


Maria Eduarda avaliou o programa neste ano de 2022: "O Sou Salvador é um grande sucesso do Empreenda Salvador e Treinar para Empregar, e o principal é acreditar que, através dessa qualificação, aumenta a geração de renda. Já treinamos mais de mil ambulantes este ano, serão mais mil no ano que vem e a ideia é a gente contemplar toda a cidade, todos os mercados, feiras, para que a gente consiga cada vez mais trazer qualidade de serviço para a população”.  


“Essa qualificação é muito importante para que os trabalhadores que atuam entre Patamares até a Sereia de Itapuã possam proporcionar, a cada visitante, seja turista ou nativo da cidade, “uma capacidade melhor no atendimento, aprendendo técnicas no que diz respeito à economia, hospitalidade, e capacidade de armazenamento e cuidado com os produtos a serem colocados à disposição da população”, completou i diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho. 


 



Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS 


/Secom PMS  


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑