Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Salvador terá novenário e festa em homenagem a São Francisco Xavier


Os fiéis soteropolitanos iniciam, nesta sexta-feira (24), as homenagens a São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões e Padroeiro de Salvador, com um novenário que segue até o dia 02 de dezembro, sempre às 7h da manhã, na Paróquia de Sant'Ana no Rio Vermelho.


Assistente espiritual da Devoção ao Padroeiro de Salvador e pároco de Sant'Ana, Padre Ângelo Magno explica que Xavier possui duas datas festivas na capital baiana: a primeira é o dia 10 de Maio, comemorado desde 1686 com o protagonismo da Câmara Municipal de Salvador, e a outra data é o 03 de dezembro, quando toda a Igreja Católica celebra a memória do Padroeiro das Missões.


"A novidade da programação deste ano será a realização de uma novena também online, sempre às 20h, transmitida pelo Instagram @xavierpadroeirodesalvador", afirma Padre Ângelo.


O pároco destaca que o tema central da festa em honra a São Francisco Xavier este ano é 'A missão da Igreja'.


"Nas suas cartas, Xavier ensina que "a vida sem cruz não é vida" e que todo cristão só deve buscar um único bem nesta vida tão ilusória e passageira: salvar a sua alma através dos ensinamentos de Jesus", assinala padre Ângelo.


Festa Litúrgica - O dia 03 de dezembro, data litúrgica de São Francisco Xavier, este ano coincide com o Primeiro Domingo do Advento. Na Paróquia de Sant'Ana, haverá a celebração da santa missa às 7h30, seguida de procissão com a Imagem Peregrina de Xavier.


Neste dia, o Santíssimo Sacramento ficará exposto em Sant'Ana das 12h às 17h, e, ao final da exposição haverá uma santa missa de encerramento das homenagens ao Padroeiro das Missões e Padroeiro de Salvador.



Sobre São Francisco Xavier - O missionário jesuíta Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres nasceu no Castelo de Javier, na Navarra (Espanha), no dia 07 de abril de 1506.


De família nobre, Xavier concluiu os estudos em Filosofia em Paris (França), onde conheceu o também nobre espanhol Inácio de Loyola.


Com Inácio e demais companheiros, ele participou da fundação da Companhia de Jesus em Roma (Itália). Depois, Xavier foi enviado por Inácio para Portugal, de onde seguiu em missão para Goa, na Índia.


Durante 10 anos, Xavier levou o Evangelho aos povos de toda a Ásia, chegando até o Japão em 1549 (mesmo ano de fundação da cidade de Salvador), sendo por isso conhecido também como Apóstolo do Oriente e Apóstolo do Japão.


Morreu na Ilha de Sancião, no sul da China, no dia 03 de dezembro de 1552. Suas cartas servem até hoje de inspiração para os missionários católicos.


No ano de 1686, durante uma epidemia de febere amarela, a cidade de Salvador recorreu à intercessão espiritual de São Francisco Xavier. A epidemia cessou. E o Vaticano, atendendo ao pleito da Câmara Municipal de Salvador, reconheceu São Francisco Xavier como padroeiro da cidade, estabelecendo o 10 de maio de 1686 como data oficial do seu patronato.


Em 14 de dezembro de 1927, o Papa Pio XI proclamou São Francisco Xavier, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, como padroeiros universais das missões de toda a Igreja Católica.


--

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑