Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A Bela Adormecida da Amazônia



Projeto franco-brasileiro da artista Ila Herbert cria história fantástica com 35 atores e cantores baianos no palco da Sala do Coro do Teatro Castro Alves


A tradicional história da Bela Adormecida acaba de ganhar uma adaptação que mescla questões ambientais e contornos fantásticos para ressignificar, em plena floresta amazônica, uma das histórias mais conhecidas do mundo. O espetáculo A Bela Adormecida da Amazônia, com dramaturgia de Ila Herbert e Samuel Herbert, dirigido pelo ator e diretor George Mascarenhas e produzido pela Gato Dourado Produções é uma realização da associação francesa La Clef Enchantée, e estreia no próximo dia 14 de dezembro na Sala do Coro do TCA, em duas sessões únicas, às 16h e 19h. Os ingressos, gratuitos, poderão ser retirados a partir do dia 11 de dezembro na plataforma Sympla e na bilheteria do Teatro Castro Alves (no dia do evento, mediante disponibilidade).


Utilizando a música do balé de Tchaikovsky e partindo de uma adaptação contemporânea da obra de Charles Perrault, A Bela Adormecida da Amazônia acontece no coração da maior floresta do mundo e passeia por questões ambientais e aventuras fantásticas para narrar uma improvável e mágica parceria entre Aurora e o astronauta Sirius. A adaptação brinca com o jogo ficcional e atualiza a dramaturgia da obra clássica, criando uma história que começa nos dias de hoje, mas que é lançada para cem anos no futuro, projetando um 2123 onde a humanidade não possui mais sua maior floresta. 


A atriz Evelin Buchegger e o ator Lúcio Tranchesi coordenam um jogo cênico onde diversos artistas revezam personagens para contar e cantar essa dramaturgia. Eles estão à frente de um elenco que conta ainda com a cantora lírica Vanda Otero e um coro teatral formado pelos jovens atores e atrizes Cicero Locijá, Maribá, Ananda Mariposa, Silara Aguiar e Pablo Pereira. O time de 35 artistas em cena é formado também pelo Grupo Coral do IEM – Instituto de Educação Musical e pelo coral do Colégio Manoel Novaes, que trazem os cantos das personagens, as vozes dos seres da floresta e a tradução de pensamentos que permitem construir a narrativa de forma lúdica, mesclando elementos da música erudita aos sons da natureza.


NOMES DE DESTAQUE – A ficha técnica da montagem inclui também nomes como Luciano Salvador Bahia (que assina os arranjos musicais e parte das composições da montagem), a musicista Carmen Mettig Rocha (diretora do IEM e responsável pela preparação das vozes infantis do Instituto de Educação Musical), a professora Carla Motta (responsável pela preparação vocal do coral do Colégio Manoel Novaes), o poeta Natan Barreto (que responde pela tradução das canções escritas por Olivier Bourgeat) e o percussionista Nielton Marinho. Já a  identidade visual das imagens projetadas no palco pelo VJ Eric Santana é de autoria do artista baiano Oliver Dórea, enquanto o figurino e ambientação são do artista Zuarte Jr.


A montagem feita para públicos de todas as idades se debruça, portanto, em torno de duas obras clássicas, literária e musical, para criar um grande recital encenado em sintonia com um dos objetivos da associação francesa La Clef Enchantée, criada e dirigida pela educadora e cantora lírica baiana Ila Herbert, em Paris, como projeto pedagógico, musical e cultural. A associação trabalha com a iniciação musical e a sensibilização para o mundo da ópera, utilizando um método lúdico que mergulha na teoria musical, na história da música, no aprendizado do piano e do canto junto a crianças de todas as idades. Além deste trabalho de educação e da produção de espetáculos públicos, La Clef Enchantée também publica livros educativos, como "Meu dia na ó! pera&quot ; ; ; ;, "Meu amigo Quebra-Nozes", "A Flauta Mágica para crianças", "Cinderela no Brasil" e "Foot Musical", entre outros. “A Bela Adormecida da Amazônia” também será transformado em livro, em traduções para o francês e português.


SERVIÇO:


A Bela Adormecida da Amazônia

Data/horário: Dia 14 de dezembro, às 16h e 19h

Local: Sala do Coro do TCA

Duração: 60 minutos

Ingressos: Gratuitos, retirados a partir do dia 11/12 na plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro Castro Alves (no dia do evento, mediante disponibilidade)

Classificação Indicativa: Livre


FICHA TÉCNICA:


IDEALIZAÇÃO / REALIZAÇÃO: ILA HERBERT / La Clef Enchantée

TEXTO ORIGINAL: ILA HERBERT, SAMUEL HERBERT

COMPOSIÇÕES: OLIVIER BOURGEAT

TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS: NATAN BARRETO

DIREÇÃO ARTÍSTICA E ADAPTAÇÃO DRAMATÚRGICA: GEORGE MASCARENHAS

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: DEBORAH MOREIRA

DIREÇÃO MUSICAL E PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: LUCIANO SALVADOR BAHIA

DIREÇÃO CORAL IEM: CARMEN METTIG ROCHA

DIREÇÃO CORAL MANOEL NOVAES: CARLA MOTTA

ELENCO: EVELIN BUCHEGGER, LÚCIO TRANCHESI, CICERO LOCIJÁ, MARIBÁ, ANANDA MARIPOSA, SILARA AGUIAR E PABLO PEREIRA.

CANTORA: VANDA OTERO

GRUPO CORAL IEM: ALICE MANUELLA, ANA OLIVEIRA, ANELISE OLIVEIRA, BEATRIZ METTIG, CECILIA BARBOZA, FERNANDA GROETELAARS, MARCELE BARRETO, MARIA CLARA RODRIGUES, MIRELA OLIVEIRA, SOPHIE METTIG

CORAL MANOEL NOVAES: AILTON DE PAULA, ALANA  CARVALHO, ANNA CAROLINA SANTANA, EMILLY MARQUES, ESTHER SANTANA, EVELYN MARQUES, GIOVANA BARROS, HANA KÉSIA SILVA CARVALHO, JEAN PHILIPE  SANTOS, JOÃO PAULO DE SÁ, JOSUÉ DOS SANTOS, LIVIA MORAES, MAINE  OLIVEIRA, MATEUS BARBOSA, TALITA GRAÇA ARAÚJO

PERCUSSIONISTA: NIELTON MARINHO

FIGURINOS E AMBIENTAÇÃO: ZUARTE JR.

VJ: ERIC SANTANA

ILUSTRAÇÕES: OLIVER DÓREA

SONORIZAÇÃO E OPERAÇÃO DE ÁUDIO: ANTONIO KIKA

DESIGN E OPERAÇÃO DE ILUMINAÇÃO: IRMA VIDAL

MAQUIAGEM: WILSON D’ARGOLO

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: BRUNA MOITINHO / Gato Dourado Produções

PRODUÇÃO ARTÍSTICA: NANY OLIVEIRA

PRODUÇÃO EXECUTIVA: VANESSA CUNHA E IVANA SOARES

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: SONALLE ALVES

SOCIAL MEDIA: RENATA BASTOS

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: BETO METTIG

TRADUÇÃO EM LIBRAS: PENSE EM LIBRAS

COBERTURA AUDIOVISUAL: MOCHILAB

COBERTURA FOTOGRÁFICA: STEPHANE HERBERT, CRISTINA DAMASCENO

JURÍDICO: TIAGO BASTO

DESIGNER GRÁFICO: THARCIO MAIA

FINANCEIRO: ROBERTA FIGLIUOLO

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: BRAZ NERI JR. E MÁRCIO BRAZ






0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑