Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

ABBD se alia ao governo federal para combate à falsificação de bebidas


 

ABBD se alia ao governo federal para combate à falsificação de bebidas


O aumento do mercado ilegal de bebidas e a falsificação de destilados levou a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) a dar início a uma agenda prioritária junto aos Poderes Executivo e Legislativo. A Associação tem realizado um amplo trabalho a fim de informar a sociedade sobre os malefícios da falsificação e do mercado ilegal de destilados, especialmente pelos danos à saúde.


Neste primeiro semestre do ano, a ABBD já realizou agendas setoriais importantes, tais como Confederação Nacional da Indústria; Receita Federal; Ministério da Economia e com o Ministério da Justiça, dentro da Secretaria Nacional do Consumidor. Além deste, a Associação também realizou agendas com as polícias Federal e Rodoviária Federal.


Com o compromisso de levar o máximo de informações de qualidade à sociedade, a ABBD também atuou com veículos de comunicação: Valor Econômico, Poder 360 e Correio Braziliense. Cabe destacar que o mercado ilegal de bebidas alcoólicas destiladas cresceu, em 2021, 6,4% em comparação ao ano anterior, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Euromonitor International.


O foco na saúde é uma das principais bandeiras da ABBD. Há no mercado ilícito destilados que possuem aparência semelhante à bebida original, mas essa “máscara” esconde perigos para a saúde dos consumidores que fazem essa escolha. Os destilados apreendidos que passaram por análises em laboratório em 2021 apresentaram componentes tóxicos na composição. Entre as substâncias, está o metanol, um tipo de álcool impróprio para o consumo humano, porque não é digerido pelo organismo. O odor e o sabor do produto são disfarçados com outras substâncias pelos criminosos, enganando os consumidores.


 


Como identificar bebidas falsificadas?


Algumas alterações nos rótulos e nas informações contidas na embalagem podem auxiliar a identificar bebidas falsificadas. Veja o que observar ao adquirir um produto:


– Compre em locais de confiança;


– Tenha atenção a preços muito baixos, especialmente se estiver bem abaixo do que está acostumado a pagar;


– Observe a embalagem e procure o registro do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA);


– No caso dos destilados, procurar o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se não estiver na embalagem, normalmente perto da tampa, significa que a bebida não foi fiscalizada por autoridades brasileiras;


– Verifique o lacre. Se estiver violado, a bebida pode ter sido adulterada;


– Desconfie do líquido se ele apresentar micropartículas e sujeiras.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑