Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 2 de dezembro de 2023

Dicas práticas para substituir o açúcar refinado por mel no dia a dia

 
Confira motivos e dicas práticas para substituir o açúcar refinado por mel no dia a dia


Veja como trocar a sacarose comum por um ingrediente mais saudável e rico em nutrientes, e aprenda receitas com mel para se deliciar.


Mais do que sabor doce, o mel é rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Não é difícil, portanto, pensar no produto como um substituto natural para o açúcar refinado, ou açúcar branco, em uma dieta mais restritiva em calorias. Mas embora seja possível trocar o açúcar e os adoçantes sintéticos industrializados por mel, são necessários alguns cuidados para realizar essa mudança.


O mel é mais saudável e nutritivo que o açúcar refinado. Isso ocorre porque o alimento produzido pelas abelhas contém vitaminas, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O açúcar refinado, por sua vez, é rico em calorias vazias, que não oferecem nutrientes ao corpo.


“Nosso corpo precisa de açúcar para ter energia e funcionar de forma adequada, mas o que nós precisamos nos atentar é quais são as fontes desse açúcar que colocamos em nosso organismo. Enquanto o mel, mesmo com sabor doce, tem toda uma cadeia enzimática quebrada pelo nosso organismo até chegar às células, o açúcar refinado elimina todo esse processo, o que faz com que a sensação de saciedade seja menor e o consumo seja maior, o que é prejudicial à nossa saúde”, explica Daniel Cavalcante, especialista em alimentos e CEO da Baldoni, líder no gerenciamento de categorias de mel no Brasil.


A substituição do açúcar pelo mel, no entanto, não precisa se restringir ao uso deste alimento como adoçante para bebidas quentes, podendo também ser feito em receitas mais elaboradas, como bolos e pães doces.


Açúcar x mel nas receitas



O primeiro está no sabor do mel, que chega a ser mais doce que o do açúcar refinado. Por conta disso, a recomendação é que sejam usados entre 20 e 25% menos mel do que a quantidade de açúcar solicitada em uma receita. Por exemplo, se a receita pede uma xícara de chá de açúcar, o recomendado é usar ¾ de xícara de mel.


Por ser mais ácido, o mel também precisa de uma quantidade maior de fermento ou bicarbonato de sódio quando usado em cookies, pães ou bolos. A proporção é mais ½ colher de chá de fermento ou bicarbonato para cada uma xícara de mel da receita. Essa adição permitirá que o prato cresça de maneira adequada.


Vale dizer que o mel também queima um pouco mais rápido. Por isso, para evitar que a receita desande, é recomendado reduzir a temperatura do forno no momento de assar o prato. O ideal é diminuir em cerca de 15°C para evitar que o produto queime.


“Com essas pequenas alterações em relação à proporção de ingredientes e temperatura do forno, nós conseguimos substituir um ingrediente cheio de calorias vazias, por um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Porém, é importante ressaltar que essa mudança não é algo para todos, não sendo recomendada para diabéticos ou crianças menores de um ano, por exemplo”, conclui Daniel.


Mas como melhor que dizer é mostrar, aprenda a preparar alguns pratos que levam o mel como substituto do açúcar refinado, seja como adoçante, seja como caramelo.


Torta Russa de Ricota e Frutas Secas e Mel



Ingredientes:


600g de ricota;

4 ovos;

200g de frutas secas;

10g de canela;

2 colheres de sopa de amido de milho;

Mel Baldoni Chef a gosto.

Modo de Preparo:


Quebre 4 ovos sobre a ricota;

Adicione o amido de milho, o mel e misture tudo;

Mergulhe as frutas secas em água fria com antecedência;

Corte em pedaços as frutas secas já fora da água, adicione a canela e misture;

Adicione as frutas secas à massa de ricota e misture;

Unte uma forma com óleo vegetal e despeje a massa, espalhando por cima;

Asse por 20 a 25 minutos em forno aquecido a 180° C.

Muffins de Banana e Mel



Ingredientes:


2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

2 bananas maduras, amassadas;

1/2 xícara (chá) de mel Baldoni Chef;

1/2 xícara de óleo vegetal;

1 colher de chá de bicarbonato de sódio;

1 colher de chá de essência de baunilha;

Sal a gosto.

Modo de Preparo:


Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare as formas para muffins;

Em uma tigela, misture as bananas amassadas, o mel, o óleo e a essência de baunilha;

Em outra tigela, misture a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal;

Combine os ingredientes secos e molhados, misturando até obter uma massa homogênea;

Distribua a massa nas formas de muffin e asse por 18-20 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro;

Deixe esfriar e sirva.

Conheça os produtos da Baldoni: www.baldoni.com.br


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑