Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Dicas práticas para um Natal financeiramente consciente



O equilíbrio entre as festas e a responsabilidade financeira permite desfrutar plenamente o espírito natalino 


O Natal é uma época especial em que é possível criar memórias duradouras sem comprometer a saúde financeira. Experiências como cozinhar juntos, decorar a casa ou assistir a filmes natalinos, cria momentos preciosos que não têm preço. O foco nas atividades compartilhadas fortalece os laços familiares.


Para Acilio Marinello, coordenador de MBA da Trevisan Escola de Negócios, as festividades de fim de ano são momentos de alegria, união e celebração, mas é fundamental abordá-las com consciência para evitar impactos negativos nas finanças familiares. “O encanto das festividades pode ser obscurecido pelo estresse financeiro que surge após o Natal. O endividamento para comprar presentes, por exemplo, pode resultar em preocupações persistentes, afetando a qualidade de vida das pessoas”, alerta o especialista.



Confira algumas sugestões para celebrar a temporada de maneira consciente:


Priorize despesas previstas: antes de sair às compras, faça um pequeno orçamento para priorizar despesas como presentes, ceia e decoração natalina. Estabeleça um valor disponível para cada categoria, dando destaque aos presentes para pessoas especiais.


Elabore uma lista de compras: planejar as compras da ceia e demais itens evita gastos desnecessários. Ao ir ao supermercado e seguir uma lista ajuda a focar nos itens necessários, evitando gastos excessivos e garantindo que nada essencial seja esquecido.


Evite compras por impulso: durante as idas ao shopping ou outras lojas, evite ceder a compras por impulso. Reflita sobre a real necessidade do produto e se ele está alinhado ao seu orçamento. Esteja atento a promoções que podem levar a gastos extras, lembrando-se de que nem todas as ofertas são imprescindíveis.


Mas é importante refletir sobre o verdadeiro significado das festas de fim de ano que vai além de presentes caros e despesas excessivas. Valorize momentos significativos com a família e os amigos, cultivando a gratidão e o espírito solidário.

 


Sobre a Trevisan Escola de Negócios 


Estabelecida em 1983, a Trevisan é a única Escola de Negócios do Brasil que teve origem a partir de uma empresa, a Trevisan Auditores e Consultores. Assim, ao longo de sua história, a Trevisan Escola de Negócios consolidou a sua experiência na formação de profissionais altamente capacitados para a gestão de negócios, com professores muito experientes e que proporcionam em sala de aula um ambiente que simula o meio empresarial.


A Trevisan integra o mundo corporativo com o acadêmico por meio do desenvolvimento de executivos de sucesso nas mais diversas áreas de atuação, com cursos de graduação, pós-graduação, MBA, educação executiva, cursos internacionais, cursos online e in-company.


Em 2020 a Trevisan adotou o modelo de educação 100% digital em todos os seus cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva e passou a focar em uma atuação global. Ou seja, a sua plataforma online de ensino, em parceria com a Degreed, pode ser acessada por alunos em todos os países do mundo, por qualquer aparelho conectado à internet, como tablets e smartphones.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑