Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Estudantes baianas criam embalagem que evita deterioração da carne



 Estudantes baianas criam embalagem para evitar deterioração da carne


Embalagem biodegradável promete ser aliada do consumidor de carne bovina.


A conservação da carne bovina não é uma tarefa fácil. Logo, quando não é armazenado de forma correta, o alimento pode estragar e causar danos à saúde. Com o objetivo de solucionar este problema, um grupo de estudantes e a coordenadora do projeto, a professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Normane Mirele, desenvolveram um filme biodegradável que tem a capacidade de interagir com a carne bovina, prolongando sua vida útil nas prateleiras por meio da redução da oxidação lipídica.


O filme biodegradável, produzido a partir do amido de mandioca e resíduos de gelatina bovina, foi desenvolvido no Laboratório de Bromatologia, do IF Baiano, Campus Guanambi. O produto possui em sua composição uma substância chamada de ‘ativo’, que é o extrato de ora-pró-nobis, capaz de interagir com a carne bovina e reduzir sua oxidação lipídica ao longo dos dias de armazenamento.


A coordenadora do projeto, Normane Mirele, conta a experiência junto às suas alunas. “A carne bovina possui, naturalmente, na sua composição, teores de gordura. Essa gordura provoca, ao longo do tempo, o que chamamos de rancidez oxidativa, então o ativo presente no filme é capaz de inibir a rancidez do produto, prolongando, portanto, a sua qualidade na prateleira”.


Com a solução criada pelas estudantes, o filme passa a ser uma alternativa para o mercado consumidor de carne, já que aumenta a vida útil do alimento na prateleira dos supermercados, reduzindo o impacto ambiental devido ao seu caráter biodegradável. Além do IF Baiano, o projeto tem parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Compõem a equipe Normane Mirele, Maria Elis Ferreira, tecnóloga em Agroindústria, e Jocilane Pereira, doutoranda em Engenharia e Ciência de Alimentos.


Bahia Faz Ciência


A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.


Fonte: Ascom/Secti

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑